Revisão sistemática e meta-análise da prevalência de sarcopenia em idosos segundo diferentes metodologias
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.6Palavras-chave:
Idosos, Envelhecimento da população, Prevalência, SarcopeniaResumo
Introdução: O mundo está envelhecendo e a literatura sugere que ocorrem diminuições da função do tecido muscular nos idosos, condição denominada sarcopenia. Diferentes métodos avaliativos da sarcopenia são relatados, dificultando assim sua real estimativa.
Objetivo: Verificar estimativas de prevalência da sarcopenia segundo diferentes metodologias.
Métodos: Pesquisa de revisão sistemática, seguida de meta-análise. Foram estimadas a amplitude e a Razão de Chances (RC) para um intervalo de confiança de 95% (IC95%) da prevalência média ponderada pelos respectivos tamanhos amostrais.
Resultados: Foram inicialmente identificados 398 estudos, 19 foram sistematizados e incluídas 19.145 pessoas. A prevalência média ponderada de sarcopenia foi de 33,3% (24,2 - 43,1%). A prevalência avaliada pelo método DXA foi de 41,3% (21,2 - 63,1%), pelo método bioimpedância foi de 48,3 % (25,6 - 71,3%) e segundo o método das variáveis de determinação esta prevalência foi menor 22,9% (9,7 - 39,7%).
Conclusão: A prevalência de sarcopenia em idosos atingiu níveis superiores a 20%. Observa-se que a bioimpedância tende a superestimar a prevalência de sarcopenia em aproximadamente 17%, enquanto que a utilização de diversas variáveis de determinação tende a subestimar a prevalência em aproximadamente 45%. Visando custo e reprodução, sugere-se a Bioimpedância como modelo avaliativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.