Obesidade infantil: uma relação entre alunos de uma escola pública e particular
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.19Palavras-chave:
Obesidade infantil, IMC, Perímetro abdominal, EscolaResumo
Atualmente a obesidade tem sido tratada como uma epidemia mundial, sendo crescente o número de crianças obesas nas cidades brasileiras. Na maioria dos casos, a obesidade está relacionada à ingestão de alimentos altamente calóricos e a falta de atividade física. O objetivo do estudo foi analisar a incidência da obesidade e sobrepeso em 136 crianças de uma escola pública e particular com faixa etária entre 07 a 10 anos. Para a quantificação dos dados foram utilizados métodos antropométricos como IMC e medida do perímetro abdominal. Os resultados mostraram prevalência de peso adequado entre meninas e meninos na rede pública, e meninos da rede particular. As meninas da rede particular apresentaram maior incidência de obesidade. Entretanto, meninos da rede pública apresentaram-se mais obesos que meninos da rede privada. Para a variável perímetro abdominal, o maior índice concentrou-se na escola particular e o menor índice médio estabeleceu-se na escola pública. A partir dos resultados, foi possível apresentar um amparo à diretoria das escolas para a utilização de algumas estratégias de intervenção, objetivando a redução no número de crianças obesas, melhorando assim, a qualidade de vida de seus alunos e reduzindo o risco de problemas cardiovasculares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.