Mercúrio e Amálgama Odontológico: Implicações para a Saúde Coletiva
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.24Palavras-chave:
Amálgama, Contaminação por mercúrio, ToxicidadeResumo
A contaminação ambiental e as exposições ocupacionais por mercúrio estão relacionadas a diversos problemas de saúde desde o período fetal. Pelo fato do amálgama ser um material restaurador amplamente usado em odontologia, em virtude da sua facilidade de utilização e do baixo custo, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma revisão bibliográfica sobre os aspectos ambientais, ocupacionais e toxicológicos da contaminação mercurial. Foi realizada uma revisão utilizando as bases de dados Medline, ISI e LILACS cobrindo o período de 2004 a 2015. O mercúrio está relacionado à redução do crescimento ponderal e desenvolvimento cognitivo de crianças, bem como a distúrbios psico-afetivos, autismo, doença de Alzheimer, infertilidade masculina e problemas cardiometabólicos. Embora a contribuição das amálgamas dentárias para a liberação de mercúrio não seja tão expressiva comparada à contaminação por atividades de garimpo e outras fontes, seu uso deve começar a ser restrito para reduzir as emissões de mercúrio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.