O efeito de programas de treinamento para o tratamento de Sarcopenia em idosos: uma revisão sistemática.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3499Palavras-chave:
Sarcopenia, Envelhecimento, Exercícios, Ensaios ClínicosResumo
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito da intervenção de programas de exercícios na massa muscular como tratamento de indivíduos idosos com sarcopenia.
Método: Revisão sistemática de ensaios clínicos comparando idosos sarcopenicos em grupo submetido a um programa de exercício (grupo intervenção) em relação à um grupo de controle. Os Critérios de seleção para esta revisão são: ensaios clínicos (tipo de estudo); indivíduos idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, sedentários com sarcopenia (tipo de participante); programa de exercícios que tivessem, no mínimo, 04 semanas de duração e 8 sessões de treino; a intensidade média das sessões (mínimo) deveria ser de moderada à alta (igual ou maior a 60% da capacidade máxima) (Tipo de intervenção); e variação percentual da massa muscular (Tipo de desfecho). A estratégia de busca se desenvolveu nos bancos de dados virtuais como Medline, Pubmed; Bireme; Lilacs, PEDro; Science Direct; e a Biblioteca Cochrane. As buscas ocorreram no período de 2012 à 2013, sem considerar limite de tempo de publicação dos artigos incluídos. Os descritores/termos de pesquisa utilizados foram exercise, sarcopenia e clinical trial. Não houve restrições de linguagem ou ano de publicação.
Resultados: Foram identificadas 1.580 referências. Após a primeira etapa da revisão, 92 estudos foram considerados elegíveis para inclusão e selecionados para a análise do texto integral. Ao final, 23 estudos foram incluídos para a revisão. Os resultados indicaram um aumento de massa muscular em vinte e dois (22) grupos de intervenção com programas de exercícios físicos.
Conclusões: Os resultados da análise sugerem uma associação positiva do efeito de programas de exercício sobre a massa muscular de idosos e redução da sarcopenia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.