Dream Teens – a “voz” dos jovens na discussão de problemas da sua geração
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i3.3565Palavras-chave:
Debate, Desafios, Jovens, Participação Social, Promoção da Saúde, “Voz”Resumo
Estudos recentes têm vindo a identificar a necessidade de promover a “voz” dos jovens, bem como a importância da sua integração enquanto participantes ativos no processo de investigação. Contudo, em Portugal, são diariamente tomadas diversas decisões relacionadas com os jovens, nas quais estes não possuem qualquer poder de opinião ou decisão. O Dream Teens surgiu como resposta a essa necessidade. Iniciada em março de dois mil e catorze, essa rede de jovens portugueses, com idades compreendidas entre os onze e os dezoito anos, forneceu uma estrutura de apoio para que as suas ideias fossem ouvidas, promovendo a participação social e o espírito empreendedor em contextos e cenários políticos, nas áreas da educação e saúde. Neste estudo de identificação das necessidades dos jovens e de estratégias de abordagem dos problemas da sua geração, recolhidos com base na discussão ativa de temas relacionados com a saúde, bem-estar e sociedade, é apresentada uma categorização da “voz” dos jovens. Assim, com base numa análise exploratória e criteriosa, de teasers/desafios lançados no grupo Facebook do projeto, são apresentados exemplos da “voz” dos jovens às categorias e subcategorias com um maior número de respostas, as quais se destacam: os amigos no nível relacional, e o pensamento crítico relacionado com a sociedade no nível cognitivo. O pensamento crítico relacionado com a escola, pertencente ao nível cognitivo, foi o assunto menos comentado nestes discursos. São ainda apresentadas implicações desse projeto na participação social/ cidadania ativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.