Principais Causas de Absenteísmo nas Organizações Policiais Militares Atendidas na FSR-APM em 2013 e 2014

Autores

  • Vinícius Von Diemen
  • Nídea Rita Michels Dick
  • Joséli do Nascimento Pinto

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.3625

Palavras-chave:

Absenteísmo, Acidentes, Doenças

Resumo

Introdução: O absenteísmo significa pessoa que falta ao trabalho e essas situações agravam ainda mais o problema da falta de efetivo na Brigada Militar(BM), consequentemente, diminui a qualidade do serviço essencial de segurança pública prestado à sociedade é reduzida.

Objetivo: Descrever as principais causas de absenteísmo e de atestado de origem (AO) categorizados por Classificação Internacional de Doenças(CID 10) nas  Organização Policial Militar(OPM) atendidas na Formação Sanitária Regimental (FSR) Academia de Polícia Militar(APM) nos anos de 2013 e 2014. 

Metodologia: Pesquisa quantitativa exploratória retrospectiva com coleta de dados nas planilhas relativas aos atendimentos médicos dos da BM. 

Resultados: Foram encontradas dentre as quatro principais causas de absenteísmo em 2013 e 2014:traumatimos, gravidez e puerpério, doenças do sistema osteomuscular e doenças mentais, e apenas ocorre alternância na ordem de frequência entre um ano e outro. O 4º Regimento Polícia Montada (RPMon), APM e Batalhão de Operações Especiais (BOE) foram as unidades que mais geraram (AO) de forma absoluta. A maioria das atividades em serviço que geraram (AO) não foram oriundas da atividade de Policiamento Ostensivo.

Conclusão: Após análise dos resultados, podemos dizer que existem medidas preventivas a serem implementadas visando a diminuição do absenteísmo na BM.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Edição

Seção

Artigos Originais