Características das famílias atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor na cidade de Pelotas, RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i3.3672Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Política Pública, Intervenção PrecoceResumo
Introdução: O programa Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública que visa promover o desenvolvimento integral de crianças. Conhecer as características da população atendida pelo programa pode auxiliar na escolha de estratégias adequadas que visem intervenções precoces mais eficazes e menos onerosas.
Objetivo: Descrever as características sociodemográficas e frequência da estimulação familiar dirigida às crianças, entre zero e três anos, assistidas pelo PIM em Pelotas-RS.
Materiais e métodos: as variáveis foram coletadas no banco de dados do referido programa, onde os dados cadastrais foram inseridos após aplicação de questionário estruturado realizado por visitadores treinados.
Resultados: A amostra foi composta por 1077 famílias. O principal cuidador da criança é a mãe (89% n=958), enquanto o principal provedor econômico é o pai (48,8% n=526). A maioria das famílias (87,3% n=940) recebe até dois salários mínimos. Quanto à estimulação infantil a maioria das famílias nunca mostra figuras ou livros (52,6% n=567) e nem contam histórias (57,8% n=623) para a criança.
Conclusão: este estudo oferece resultados relevantes que podem servir de norte para novas pesquisas referentes ao tema, assim como dados importantes a serem somados na elaboração de intervenções e colaboração de políticas públicas voltadas à primeira infância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.