Efeitos do treinamento resistido em indivíduos com tendinose no manguito rotador – uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.3930Palavras-chave:
Tendinopatia, Manguito Rotador, Treinamento ResistidoResumo
Introdução: O ombro é considerado um local frequentemente acometido por lesões esportivas, especialmente nas modalidades que envolvem rebatidas e arremessos em razão da grande demanda biomecânica. As lesões de manguito rotador, entre as quais destaca-se a tendinose, podem ser complicadas de tratar em esportistas, porque, em muitas vezes, o quadro doloroso não corresponde aos diagnósticos por imagem e os indivíduos com esse tipo de lesão, muitas vezes, conseguem praticar esporte sem relato de dor.
Objetivo: Esta revisão propôs-se a apresentar evidências baseadas na literatura científica sobre os possíveis efeitos do treinamento resistido como forma de tratamento conservador da tendinose no manguito rotador.
Método: Foram selecionados e analisados artigos de periódicos arbitrados presentes em bancos de dados acadêmicos EBSCO e Pubmed entre os anos de 2007 e 2017.
Resultados e conclusões: Todos os resultados encontrados mostraram efeitos positivos do treinamento resistido nas variáveis dor, amplitude de movimento e função muscular, inclusive nos que realizaram follow-up, verificando que, mesmo após algum tempo sem treinar, os efeitos benéficos mantiveram-se. Dessa forma, o treinamento resistido parece ser uma alternativa de tratamento conservador para o alívio da dor, aumento da amplitude de movimento e melhora da função do manguito rotador em indivíduos com tendinose no manguito rotador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.