Efeitos do treinamento resistido em indivíduos com tendinose no manguito rotador – uma revisão de literatura

Autores

  • Adriana Marques Toigo Unilasalle-Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.3930

Palavras-chave:

Tendinopatia, Manguito Rotador, Treinamento Resistido

Resumo

Introdução: O ombro é considerado um local frequentemente acometido por lesões esportivas, especialmente nas modalidades que envolvem rebatidas e arremessos em razão da grande demanda biomecânica. As lesões de manguito rotador, entre as quais destaca-se a tendinose, podem ser complicadas de tratar em esportistas, porque, em muitas vezes, o quadro doloroso não corresponde aos diagnósticos por imagem e os indivíduos com esse tipo de lesão, muitas vezes, conseguem praticar esporte sem relato de dor.

Objetivo: Esta revisão propôs-se a apresentar evidências baseadas na literatura científica sobre os possíveis efeitos do treinamento resistido como forma de tratamento conservador da tendinose no manguito rotador.

Método: Foram selecionados e analisados artigos de periódicos arbitrados presentes em bancos de dados acadêmicos EBSCO e Pubmed entre os anos de 2007 e 2017.

Resultados e conclusões: Todos os resultados encontrados mostraram efeitos positivos do treinamento resistido nas variáveis dor, amplitude de movimento e função muscular, inclusive nos que realizaram follow-up, verificando que, mesmo após algum tempo sem treinar, os efeitos benéficos mantiveram-se. Dessa forma, o treinamento resistido parece ser uma alternativa de tratamento conservador para o alívio da dor, aumento da amplitude de movimento e melhora da função do manguito rotador em indivíduos com tendinose no manguito rotador.

Biografia do Autor

Adriana Marques Toigo, Unilasalle-Canoas/RS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário La Salle. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cinesiologia, Biomecânica, Ginástica de Academia, Musculação, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade e Fisiologia do Exercício. Publicou 39 artigos em periódicos arbitrados sobre Educação Física e Ensino de Ciências e um livro na área da Educação Física Escolar (Desenvolvimento Motor). Orientou 1 dissertação de mestrado, 1 trabalho de conclusão de curso de especialização e 93 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

Artigos de Revisão