A infidelidade conjugal como porta-voz da complexidade relacional: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i1.4074Palavras-chave:
Infidelidade conjugal, Traição, RelacionamentoResumo
Introdução: A infidelidade conjugal se constitui um fenômeno complexo e subjetivo, associada a causalidade multifatorial. Para tanto, não há um consenso quanto a sua definição, que pode ser representada como quebra no compromisso da monogamia, que se envolvem em comportamentos extra-relacionais sexuais, afetivos e emocionais e seus impactos sobre a dinâmica do casal, deixam marcas indeléveis, que são comparadas, na literatura, como uma ferida mortal.
Objetivo: Realizar uma revisão da literatura acerca da infidelidade na dinâmica do relacionamento conjugal, destacando as subtemáticas correlacionadas mais recorrentes.
Método: Consistiu na pesquisa e revisão da literatura de artigos presentes nas bases de dados PubMed, SciELO, LILACS e PePSIC, publicados no período de 2007 a 2017, por meio dos termos “Infidelidade, Infidelity, Infidelidad ou/or/o Traição, Betrayal, Traición”.
Resultados e conclusões: Elaborou-se cinco temáticas recorrentes nos 21 artigos filtrados. A partir da análise realizada, percebeu-se que a infidelidade não se encerra em si mesma, e para compreendê-la é necessário uma investigação que não esteja somente focada nos fatores intrapsíquicos, ou nos fatores socioculturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.