Avaliação do desenvolvimento motor de lactentes dependentes de servidores em instituição de ensino superior no Amazonas

Autores

  • Michelle Alexandrina dos Santos Furtado Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia.
  • Ana Beatriz da Costa Lameira Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Lucio Fernandes Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i1.4096

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, fatores de risco, atraso

Resumo

Introdução: O desenvolvimento motor (DM) é um processo sequencial e contínuo de mudanças no comportamento humano que estão relacionados à idade. O DM do lactente é marcado por importante interação com o meio, sendo vulnerável aos riscos físicos e socioambientais, quando existentes. A Alberta Infant Motor Scale (AIMS) é um instrumento de avaliação infantil que tem como objetivo principal analisar o DM de lactentes.

Objetivo: Correlacionar o perfil motor de crianças de 0 a 18 meses de idade, dependentes de servidores da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, com os principais fatores de risco relacionados à atrasos no DM.

Método: Estudo observacional transversal, em que lactentes foram avaliados utilizando questionários de variáveis clínicas, socioeconômicas, ambientais e aplicação da AIMS.

Resultados: Foi constatado que 80% da amostra apresentou adequado DM, relacionado aos positivos fatores socioeconômicos e ambientais. Apenas dois lactentes apresentaram alterações no desenvolvimento, relacionadas a posição viciosa do W-sitting.

Conclusão: Nos dependentes de servidores da UFAM não foi observada a presença de fatores de risco tradicionais associados ao DM. Contudo, a permanência do “W-sitting” apresentou-se como um potencial fator de risco para o atraso no DM, já que crianças apresentando tal padrão demonstraram alteração no DM, mesmo sem outros fatores associados.

Biografia do Autor

Michelle Alexandrina dos Santos Furtado, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Fisioterapeuta.

Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia.

Fisioterapeuta. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, Curso de Fisioterapia.

Ana Beatriz da Costa Lameira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Graduanda do Curso de Fisioterapia.

Lucio Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia.

Educador Físico. Professor da Universidade Federal do Amazonas, Curso de Educação Física.

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Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais