Estresse, Autorregulação e Risco Psicossocial Em Crianças Hospitalizadas

Autores

  • Cálita Medeiros Machado de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Juliana Caroline de Amorim Universidade Federal de Mato Grosso
  • Isabela de Almeida Alves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tatiane Lebre Dias Universidade Federal de Mato Grosso
  • Kelly Ambrózio Silveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sônia Regina Fiorim Enumo Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i1.4132

Palavras-chave:

Estresse psicológico, Temperamento, Hospitalização

Resumo

A hospitalização infantil acarreta privações e restrições, proporcionando experiências adversas e sofrimento psíquico. A hospitalização influi na conjuntura familiar, podendo agravar os efeitos dos eventos estressores. Este estudo analisou relações entre as variáveis risco psicossocial, temperamento e estresse em 31 crianças com idade entre 5 e 7 anos (M= 5,83; DP= 0,82), internadas em hospital público de Cuiabá-MT. Foram aplicados individualmente, nos cuidadores, o Questionário de Comportamento da Criança - Children’s Behavior Questionnaire - Very Short Form e a avaliação psicossocial -Psychosocial Assessment Tool. Os resultados indicaram: a) mais famílias com risco psicossocial moderado; b) temperamento infantil facilitador, porém, mais “desconforto” para as meninas (p= 0,033; U= 65,50); c) as crianças com baixo risco psicossocial  apresentaram escores menores para a subescala raiva/frustração, escores maiores para as subescalas focalização de atenção e controle inibitório; as crianças com maior risco familiar indicaram relação positiva com a subescala raiva/frustração e relação negativa com reatividade crescente/capacidade de se acalmar e controle inibitório. As dificuldades de autorregulação das crianças de famílias com maior risco psicossocial podem evidenciar o impacto de estressores, demandando atenção e cuidado dos profissionais de saúde. Tais resultados podem subsidiar intervenções dirigidas ao perfil familiar. 

Biografia do Autor

Cálita Medeiros Machado de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso

Juliana Caroline de Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso

Isabela de Almeida Alves, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso

Tatiane Lebre Dias, Universidade Federal de Mato Grosso

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso

Kelly Ambrózio Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo

Sônia Regina Fiorim Enumo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

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Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais