Farmacêutico bioquímico: uma abordagem voltada para o TSH e doenças da tireoide
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i1.4186Palavras-chave:
TSH, hormônioResumo
Hormônios atuam como mensageiros químicos, sintetizados e armazenados nas glândulas endócrinas e agindo na corrente sanguínea. Possuem funções especificas no crescimento celular, tissular e na regulação metabólica. Entre os mais importantes estão os produzidos pela tireoide, pois controlam o consumo energético do organismo. Nesse contexto o hormônio TSH é de suma importância, pois sua produção estimula a funcionalidade da tireoide. Funcionalidade essa que, quando desregulada, pode causar patologias sérias como o hiper ou hipotireoidismo. Assim, conhecer o processo de síntese e regulação desses hormônios, como os sintomas e tratamentos das patologias relacionadas aos mesmos é de extrema importância para profissionais da saúde como os farmacêuticos. Além disso, para esses profissionais é necessário também a relação dos problemas apresentados com seus diagnósticos e os medicamentos utilizados, conhecendo seus princípios ativos e seus modos de ação, tornando-se dessa forma, um profissional multidisciplinar, tão necessário e requisitado no mercado de trabalho atual. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal destacar o papel do farmacêutico bioquímico, relacionando o TSH com a atuação da glândula tireoide, descrevendo os principais sintomas e diagnósticos de doenças relacionadas aos hormônios produzidos pela mesma, assim como os medicamentos utilizados, seus princípios ativos e modos de ação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.