Percepção dos pais em relação ao estado nutricional dos seus filhos

Autores

  • Elen Ramos Gomes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Vanessa Backes Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.4731

Palavras-chave:

Imagem Corporal, Percepção dos Pais, Obesidade Infantil

Resumo

Introdução: A difícil percepção dos pais em relação ao estado nutricional de seus filhos prejudica a promoção da saúde e prevenção de doenças.

Objetivo: Identificar a percepção dos pais em relação ao estado nutricional dos seus filhos.

Materiais e métodos: Estudo transversal com aferição de dados antropométricos de pré-escolares do município de Gravataí – Rio Grande do Sul (RS) e aplicação de questionário com os pais para identificação da imagem corporal através da escala de silhuetas de Tiggemann e estado nutricional com o propósito de confrontar as informações fornecidas pelos responsáveis com o real diagnóstico nutricional das crianças.

Resultados: Dentre os pré-escolares avaliados, 36% eram eutróficos e 64% apresentavam risco nutricional. 100% dos pais classificaram como sendo normal o estado nutricional dos seus filhos. De acordo com a imagem corporal assinalada, 35,7% dos pais marcaram a mesma imagem para definir o estado nutricional dos filhos. Quanto à comparação entre a percepção dos pais e o real diagnóstico dos filhos, 62,5% das crianças com sobrepeso foram subestimadas pelos pais.

Conclusão: Todos os responsáveis identificaram seus filhos como normais em relação ao estado nutricional. Contudo, a percepção dos pais a respeito do peso corporal tende a ser distorcida principalmente entre crianças com sobrepeso.

 

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

Artigos Originais