Síndrome metabólica e a atividade física em adolescentes: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.5471Palavras-chave:
Exercício, Assunção de Riscos, Síndrome Metabólica, Criança, AdolescenteResumo
O objetivo foi analisar o impacto da atividade física na saúde de crianças em adolescentes com algum critério para síndrome metabólica. Foi realizada uma revisão integrativa com busca pareada na base de dados Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) via PubMed. Foram analisados 13 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Os resultados dos estudos primários com intervenção mostraram que programas de prática de atividade física moderada a vigorosa reduzem a prevalência e melhora os indicadores relacionados a síndrome metabólica. Inatividade física, sedentarismo e baixa aptidão aeróbica mostraram-se fatores de risco aumentando as chances para a síndrome metabólica e seus componentes. Esta revisão permitiu mostrar o impacto da prática da atividade física em crianças e adolescentes com algum dos critérios da síndrome metabólica sendo útil para o delineamento de modelos interventivos mais eficientes, com foco na prática da atividade física moderada a vigorosa e a redução do sedentarismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.