A constituição da maternidade e a relação mãe-bebê no contexto da Morbidade Materna Near Miss: revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.5779Palavras-chave:
Near Miss Materno, Maternidade, Relação Mãe-bebê, Revisão NarrativaResumo
A constituição da maternidade inicia-se antes da gestação e intensifica-se durante esse período, baseada em transformações emocionais, corporais e sociais. Essa constituição é fundamental para o estabelecimento da relação mãe-bebê que, por sua vez, é primordial para a saúde e todo o desenvolvimento da criança. A morbidade materna near miss refere-se a mulheres que tiveram complicações potencialmente letais durante a gravidez, parto ou puerpério e sobreviveram. Entende-se que o near miss impõe condições adversas para mães e seus bebês. Considerando isso, esse estudo objetivou realizar uma revisão narrativa da literatura científica sobre a constituição da maternidade em mulheres que vivenciaram o near miss e a relação mãe-bebê nesse contexto. Foram realizadas busca nas bases de dados LILACS, SciELO, PsycINFO, MEDLINE, PePSIC, SCOPUS e CINAHL. Os resultados apontam que o near miss atravessa o tornar-se mãe, trazendo novas demandas às mulheres, como o medo de morrer e de perder o filho. Também são abordados impactos para o estabelecimento da relação mãe-bebê nesse contexto, como a dificuldade na amamentação e no vínculo com a criança. Discute-se a necessidade de mais estudos que possam compreender as especificidades da maternidade após o near miss sob um ponto de vista psicológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.