Associação da idade da menarca com medidas antropométricas em escolares
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6044Palavras-chave:
Menarca, Puberdade, Crescimento e Desenvolvimento, Promoção da SaúdeResumo
Objetivo: O presente estudo teve o objetivo de verificar a idade da menarca e associa-la a dados antropométricos de escolares.
Materiais e método: Estudo transversal no qual participaram 44 escolares de nove a 14 anos pertencentes a uma escola privada no município de Maringá, Paraná, Brasil. Foi utilizado um questionário contendo dados como idade e o “status quo”, identificação da data da menarca e avaliação do peso, estatura e índice de massa corporal (IMC). Os dados foram analisados por meio dos testes Shapiro-Wilk, t de student independente, e Exato de Fisher (p<0,05).
Resultados: As 27 escolares que já tinham sofrido a menarca apresentaram a média de idade de 11,07±1,14. As demais (n = 17) ainda não haviam apresentado o primeiro ciclo menstrual. O valor do IMC destas 27 participantes foi estaticamente superior às demais (p=0,00428).
Conclusão: As meninas apresentaram a menarca por volta dos 13 anos e a partir do momento que ocorre a menarca existe uma tendência de o IMC sofrer um aumento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.