Conteúdos Pedagógicos do Esporte: Uma revisão integrativa sobre instrumentos de medida

Autores

  • Gabriel Henrique Treter Gonçalves Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivières
  • Rodrigo Vieira Bulso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto Tierling Klering Universidade Feevale
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i1.6090

Palavras-chave:

Estudos de validação, Ensino, Esportes

Resumo

Objetivo: O objetivo desta revisão integrativa foi realizar um levantamento e análise dos artigos de validação de instrumentos designados a mensurar, de alguma forma, aspectos relacionados aos conteúdos pedagógicos do esporte: desenvolvimento de habilidades motoras, estratégico-tático, socioeducativo, de autonomia, afetivo-social e democratização.

Materiais e Métodos: A busca por artigos foi realizada nas bases de dados Scielo e LILACS com os descritores sport$ AND valid$.

Resultados: Dos 25 estudos selecionados para análise, constatou-se que a maioria propôs instrumentos associados aos conteúdos relacionados à performance – desenvolvimento de habilidades motoras e estratégico-tático; seguido por aspectos associados às interações sociais e, por fim, aqueles associados a valores. A maioria dos instrumentos explora amostras com adolescentes e modalidades coletivas. Os artigos apresentaram principalmente índices relacionados à validade de conteúdo, à estabilidade do modelo e à fidedignidade de suas medidas. De forma geral apresentaram índices satisfatórios. Boa parte dos estudos apresentou todos os itens de seu instrumento ou mesmo o instrumento completo, o que é importante neste tipo de estudo.

Conclusão: Conclui-se que existem lacunas na medida de conteúdos pedagógicos no esporte, podendo-se explorar a criação de um modelo multidimensional de medida, especialmente no contexto competitivo infantojuvenil.

Biografia do Autor

Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Movimento Humano (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois-Rivières

PhD em Psicologia (Université de Montréal - Canadá)

Rodrigo Vieira Bulso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Roberto Tierling Klering, Universidade Feevale

Doutor em Ciências do Movimento Humano (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Desporto (Universidade do Porto – Portugal)

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Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigos de Revisão