O viver de pessoas com deficiência: uma análise qualitativa entre os requerentes do Benefício de Prestação Continuada
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6212Palavras-chave:
deficiência, política pública, preconceito, vulnerabilidade socialResumo
Objetivo: avaliar a percepção e conhecimento das pessoas com deficiência a respeito do Benefício da Prestação Continuada (BPC) e aspectos associados às suas vidas e ao viver, antes e depois da deficiência.
Materiais e métodos: estudo exploratório, abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada com questões sobre seus pontos de vista quanto ao BPC, sua deficiência e suas vidas como pessoa com deficiência, além de questões socioeconômicas. Os participantes foram selecionados entre os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas com deficiência 16 anos ou mais.
Resultados: observam-se nos discursos dos entrevistados, dificuldades de compreensão do processo de solicitação, tramitação e de indeferimento do BPC. Aos que recebem o benefício, a percepção é a de que o benefício contribui para a redução da dependência de terceiros. Em suas compreensões, a deficiência afetou o convívio social, acesso ao mercado de trabalho, observando-se a presença de sentimento de inutilidade por conta das limitações impostas pela deficiência, sendo o suporte social importante fonte de apoio.
Conclusão: as condições de vida precárias para a maior parte dessa população, a exclusão social, principalmente do mercado de trabalho e o sofrimento ocorrido devido aos preconceitos, coloca-os em situação de vulnerabilidade social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.