Comparação entre as Recomendações do American College Sport Medicine para a Realização de Exercício Aeróbico e a Prática Autosselecionada por Mulheres

Autores

  • Flávia Xavier de Andrade Lage Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo Roberto dos Santos Amorim Universidade Federal de Viçosa
  • Osvaldo Costa Moreira Universidade Federal de Viçosa
  • Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • João Carlos Bouzas Marins Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6459

Palavras-chave:

Frequência cardíaca, Percepção subjetiva do esforço, Exercício aeróbico, Prescrição de exercício, Atividade física

Resumo

Introdução: É corriqueira a prática de atividade física (AF) de forma autosselecionada por essas pessoas. 

Objetivo: Estabelecer os padrões de AF autosselecionado por mulheres durante a caminhada, corrida e trote e verificar se atendem às diretrizes do American College Sports Science (ACSM) para sua prática. 

Materiais e Métodos: Participaram do estudo 80 mulheres, sendo divididas em quatro grupos etários (G1 = 20-29 anos; G2 = 30-39 anos; G3 = 40-49 anos; G4 = 50-59 anos). Na primeira etapa foram realizados os procedimentos antropométricos. A segunda etapa consistiu em avaliar uma sessão de exercício sob intensidade autosselecionada através de um monitor cardíaco e IPE. 

Resultados: Ao analisar o escore do índice de percepção de esforço (IPE), foi encontrado que 43,8% da amostra esteve dentro da intensidade “vigorosa” e 26,3% “moderada”, ambas estando dentro das recomendações do ACSM. Em relação ao percentual da FC (%FC) média, todos os grupos estiveram de acordo com as diretrizes. Quanto ao tempo total da sessão e frequência semanal, todos os grupos atingiram as recomendações mínimas. 

Conclusão: A maioria das avaliadas autosselecionou intensidades dentro do recomendado pelo ACSM, quando analisado a %FC média, IPE, tempo de treino e frequência semanal.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos Originais