Depressão na Adolescência: Representações Sociais de Acadêmicos de Psicologia?

Autores

  • Nadia Paula Vieira Amâncio Faculdade Metropolitana de Guaramirim
  • Jean Paulo da Siva Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Marieli Mezari Vitali Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6622

Palavras-chave:

Depressão, Adolescente, Saúde Mental

Resumo

Introdução: Atualmente, em um contexto global, observa-se um crescente aumento de diagnósticos de depressão na adolescência, o que a torna uma demanda importante para o contexto das políticas públicas de saúde. Dessa forma, considera-se a necessidade de compreender o pensamento social de futuros profissionais da saúde mental sobre esse fenômeno. 

Objetivo: Investigar a estrutura das representações sociais de acadêmicos de psicologia sobre a depressão na adolescência. 

Materiais e Métodos: Constitui-se em uma pesquisa de levantamento de dados com caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se um questionário estruturado e técnica de evocação livre para obtenção dos dados. Participaram da pesquisa 80 acadêmicos de psicologia divididos em fases iniciais e finais. Os dados foram analisados por meio do software Evoc 2000. 

Resultados: A análise dos dados permitiu verificar que a estrutura da representação social da depressão na adolescência para os acadêmicos é composta por um núcleo central que envolve os elementos tristeza, suicídio, solidão, isolamento e desânimo. Enquanto o sistema periférico corresponde a elementos relativos à angustia, baixa autoestima, família, sofrimento, bullying, conflitos, exclusão, medicamentos e medo. 

Conclusão: Observou-se que as representações sociais dos acadêmicos de psicologia se relacionam às esferas psicoafetivas e psicossociais da sintomatologia do transtorno depressivo na adolescência.

Biografia do Autor

Nadia Paula Vieira Amâncio, Faculdade Metropolitana de Guaramirim

Psicóloga pela Faculdade Metropolitana de Guaramirim.

Jean Paulo da Siva, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Professor no curso de Psicologia do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIVINCI). Doutarando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Caratina (UFSC).

Marieli Mezari Vitali, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos Originais