A sensibilidade moral nos cuidados paliativos ao paciente oncológico
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6678Palavras-chave:
Oncologia, Ética em Enfermagem, Cuidado PaliativoResumo
Objetivo: compreender a importância da sensibilidade moral para lidar com o paciente oncológico sob cuidados paliativos.
Materiais e método: revisão de literatura do tipo exploratória descritiva através da base de dados LILACS.
Resultados: os resultados se deram por meio de duas categorias: “cuidado paliativo ao paciente oncológico e a relação enfermeiro, paciente e familiar” e “sensibilidade moral como premissa para a tomada de decisão ética em prol do paciente oncológico sob cuidado paliativo”.
Conclusão: a sensibilidade moral proporciona ao enfermeiro identificar o componente moral de cada situação e realizar a tomada de decisão em prol dos pacientes que se encontram sem prognóstico com maior discernimento, empatia, benevolência, amor e compaixão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.