Efeitos do treinamento aeróbico e de força combinados em variáveis de reabilitação cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca

Autores

  • Bruno Bizzozero Peroni Instituto Superior de Educación Física, Universidad de la República
  • Valentina Díaz Goñi Instituto Superior de Educación Física, Universidad de la República

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6815

Palavras-chave:

Exercício, insuficiência cardíaca, reabilitação cardíaca

Resumo

Objetivo: comparar a influência do treinamento aeróbico e de resistência combinado (TARC) nos resultados relevantes da reabilitação cardíaca (RC) em pacientes com insuficiência cardíaca (IC).

Método: Realizamos uma revisão de revisões sistemáticas e meta-análises no PubMed e Web of Science até março de 2020. A ferramenta ‘Avaliação de múltiplas revisões sistemáticas 2’ (AMSTAR-2) foi usada para avaliar a qualidade metodológica dos estudos.

Resultados: Foram identificados 600 artigos. Foram incluídos sete estudos com um total de 45 intervenções diferentes e 2619 pacientes (faixa etária média = 43-81 anos) com IC e fração de ejeção reduzida do ventrículo esquerdo. Dois estudos apresentaram alto nível de confiança e 5 estudos apresentaram nível moderado de confiança (AMSTAR-2). TARC mostrou melhorias significativas na qualidade de vida, capacidade aeróbica e força muscular em comparação com o grupo controle, e tendeu a melhorar a frequência cardíaca em repouso e a inclinação VE/CO2 .

Conclusões: O TARC é uma intervenção apropriada e necessária ao exercício na RC de pacientes com IC. Mais estudos são necessários para analisar os efeitos do TARC em outras variáveis relevantes da RC identificadas nesta revisão, como depressão e mortalidade.

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão