Sífilis na Gestação: Soroprevalência de Anticorpos Não-Treponêmicos em um Laboratório de Análises Clínicas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6857Palavras-chave:
Sífilis Congênita, Treponema pallidum, GravidezResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar a soroprevalência de anticorpos não-treponêmicos em gestantes atendidas em um laboratório de análises clínicas do Noroeste do Rio Grande do Sul.
Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo transversal retrospectivo, através do qual foram avaliados os exames não treponêmicos de triagem de sífilis (VDRL) de gestantes atendidas em um laboratório de análises clínicas do Noroeste do Rio Grande do Sul, durante o ano de 2018. Foi considerado exame de VDRL reagente, indicativo de sífilis, quando o título do teste foi superior a 1:4.
Resultados: Das 75 gestantes com solicitação de exame VDRL, 10 (13,3%) obtiveram resultado de VDRL com titulação superior à 1:4, sendo esse valor sugestivo de positividade para sífilis.
Conclusão: Neste estudo, evidenciamos uma importante soroprevalência de anticorpos não-treponêmicos em gestantes, reforçando a necessidade de políticas públicas de ações sociais e de saúde voltadas para prevenção da transmissão do Treponema pallidum, bem como para realizar o diagnóstico e tratamento precoce, a fim de reduzir a Sífilis Materna e, consequentemente, a Sífilis Congênita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.