Carboidratos fermentáveis: estudo de revisão e análise da relação com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7209Palavras-chave:
carboidratos, transtorno do espectro autista, gastroenteropatiasResumo
Objetivo: reunir informações sobre o efeito da dieta com baixo teor de carboidratos fermentáveis sobre sintomas gastrointestinais, assim como sua aplicação nos transtornos do espectro autista.
Método: revisão sistemática de literatura, utilizando-se descritores em inglês e português, das bases de dados Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, Biblioteca Virtual da Saúde e Portal de Periódicos Capes.
Resultados: encontrou-se 33 artigos, dos quais dois eram coorte, 10 transversais, nove caso-controle e 12 ensaios clínicos. Os objetivos foram investigar a melhora dos sintomas gastrointestinais a partir da dieta com baixo teor de FODMAPs em pacientes com Síndrome do Intestino Irritável e Doença Inflamatória Intestinal. Na população com transtorno do espectro autista os objetivos foram avaliar a incidência de sintomas gastrointestinais e o impacto da restrição de FODMAPs nos mesmos. Os estudos mostraram melhoras de sintomas gastrointestinais, com alívio após implementação da dieta, em especial em pacientes com síndrome do intestino inflamatório e doença inflamatória intestinal.
Conclusões: a dieta com baixo teor de FODMAPs mostrou melhora de sintomas gastrointestinais quando aplicada a indivíduos com alterações intestinais. Contudo são necessárias maiores evidências cientificas para indicar sua aplicação como medida de rotina no transtorno do espectro autista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.