Carboidratos fermentáveis: estudo de revisão e análise da relação com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7209

Palavras-chave:

carboidratos, transtorno do espectro autista, gastroenteropatias

Resumo

Objetivo: reunir informações sobre o efeito da dieta com baixo teor de carboidratos fermentáveis sobre sintomas gastrointestinais, assim como sua aplicação nos transtornos do espectro autista.

Método: revisão sistemática de literatura, utilizando-se descritores em inglês e português, das bases de dados Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, Biblioteca Virtual da Saúde e Portal de Periódicos Capes.

Resultados: encontrou-se 33 artigos, dos quais dois eram coorte, 10 transversais, nove caso-controle e 12 ensaios clínicos. Os objetivos foram investigar a melhora dos sintomas gastrointestinais a partir da dieta com baixo teor de FODMAPs em pacientes com Síndrome do Intestino Irritável e Doença Inflamatória Intestinal. Na população com transtorno do espectro autista os objetivos foram avaliar a incidência de sintomas gastrointestinais e o impacto da restrição de FODMAPs nos mesmos. Os estudos mostraram melhoras de sintomas gastrointestinais, com alívio após implementação da dieta, em especial em pacientes com síndrome do intestino inflamatório e doença inflamatória intestinal.

Conclusões: a dieta com baixo teor de FODMAPs mostrou melhora de sintomas gastrointestinais quando aplicada a indivíduos com alterações intestinais. Contudo são necessárias maiores evidências cientificas para indicar sua aplicação como medida de rotina no transtorno do espectro autista.

Biografia do Autor

Regina Hobus, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do curso de Nutrição  pela Universidade Federal de Pelotas

Camila Irigonhé Ramos, Universidade Federal de pelotas

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Giliane Fraga Monk, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Nutrição e Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas

Josiane da Cunha Luçardo, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Nutrição e Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas

Ana Caroline Rocha Romancini, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas

Sandra Costa Valle, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão