Apoio social de mães de neonatos hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7404Palavras-chave:
Apoio social, Mães, Unidades de Terapia Intensiva NeonatalResumo
Introdução: A oferta do cuidado e apoio multidimensional as mães de bebês hospitalizadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal mostram-se relevantes, pois, é um momento de grandes necessidades e afetações para as puérperas. O apoio social torna-se um elemento essencial no desenvolvimento de uma assistência humanizada ao longo do processo de saúde e doença para fortalecer o enfrentamento da rotina hospitalar e das adversidades provocadas pelo adoecimento do neonato.
Objetivo: investigar qual o apoio social percebido pelas mães de bebês hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Método: o presente estudo é uma revisão integrativa, utilizou-se as seguintes bases de dados online: Scielo, Web of science, PubMed e Scopus.
Resultados: Após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, foram analisados 18 artigos, posteriormente os mesmos foram classificados em cinco categorias: apoio familiar e de pares; saúde mental e apoio social; apoio da equipe; apoio ao aleitamento materno; e apoio e vínculo mãe- bebê.
Conclusões: evidencia-se que o apoio social percebido influencia positivamente nos mais diferentes aspectos, dessa forma, quando o mesmo é adequado para a situação vivenciada, mostra-se como uma estratégia importante para um enfrentamento mais saudável da hospitalização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.