Apoio social de mães de neonatos hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma revisão integrativa

Autores

  • Brenda Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lidia Kelly Alves Pereira Alves
  • Ana Flávia de Paiva Freitas Paiva
  • Maihana Maira Cruz Dantas Fonseca Dantas
  • Eulália Maria Chaves Maia Chaves

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7404

Palavras-chave:

Apoio social, Mães, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Resumo

Introdução: A oferta do cuidado e apoio multidimensional as mães de bebês hospitalizadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal mostram-se relevantes, pois, é um momento de grandes necessidades e afetações para as puérperas. O apoio social torna-se um elemento essencial no desenvolvimento de uma assistência humanizada ao longo do processo de saúde e doença para fortalecer o enfrentamento da rotina hospitalar e das adversidades provocadas pelo adoecimento do neonato.

Objetivo: investigar qual o apoio social percebido pelas mães de bebês hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Método: o presente estudo é uma revisão integrativa, utilizou-se as seguintes bases de dados online: Scielo, Web of science, PubMed e Scopus.

Resultados: Após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, foram analisados 18 artigos, posteriormente os mesmos foram classificados em cinco categorias: apoio familiar e de pares; saúde mental e apoio social; apoio da equipe; apoio ao aleitamento materno; e apoio e vínculo mãe- bebê.

Conclusões: evidencia-se que o apoio social percebido influencia positivamente nos mais diferentes aspectos, dessa forma, quando o mesmo é adequado para a situação vivenciada, mostra-se como uma estratégia importante para um enfrentamento mais saudável da hospitalização.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão