Capital social e acesso aos serviços de saúde em uma população de adultos

Autores

  • Luiza Foltran de Azevedo Koch Universidade Positivo
  • Carlos Roberto Botelho-Filho Universidade Posisitivo
  • Rafael Gomes Ditterich Universidade Federal do Paraná
  • Sérgio Aparecido Ignácio Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Flares Baratto-Filho Universidade da Região de Joinville
  • Marilisa Carneiro Leão Gabardo Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7452

Palavras-chave:

Capital social, Acesso aos serviços de saúde, Adultos

Resumo

Objetivo: Investigou-se a associação entre capital social e acesso aos serviços de saúde geral e odontológica de moradores do Distrito Ferraria, Campo Largo, Brasil.

Materiais e métodos: Participaram 373 adultos que responderam a um questionário contendo informações sociodemográficas, socioeconômicas e de hábitos. Definiu-se o capital social a partir das dimensões: confiança social, apoio social, controle social informal, eficácia política e ação social. O acesso aos serviços de saúde foi avaliado pelo atendimento médico nos últimos 30 dias e última visita ao dentista. Foram exploradas associações entre as variáveis explicativas e as referidas dimensões (Teste do Qui-quadrado), seguida da regressão logística multinominal.

Resultados: Indivíduos com idade mais avançada, não fumantes e com melhor autopercepção da saúde geral buscaram mais serviço médico nos 30 dias anteriores à pesquisa. A visita ao dentista nos últimos seis meses esteve associada de modo significativo aos jovens, aos casados ou em união estável, e que autopercebem melhor a condição de saúde bucal. Quanto às dimensões do capital social, apenas a eficácia política na categoria moderada aumentou a chance de o respondente acessar o serviço médico.

Conclusão: O acesso ao serviço médico foi influenciado pelo capital social por meio da eficácia política.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos Originais