Eficácia da fisioterapia no tratamento de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7459Palavras-chave:
Fisioterapia, Cirurgia Bariátrica, GastroplastiaResumo
Introdução: Obesidade é acumulo anormal de gordura que pode prejudicar a saúde. A cirurgia bariátrica tem o intuito de auxiliar na perda de peso, e a fisioterapia busca reduzir as complicações da cirurgia e acelerar a recuperação.
Objetivo: Avaliar a eficácia da fisioterapia no tratamento de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica.
Materiais e métodos: Revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados Pubmed, Bireme, Scielo e PEDro a partir das palavras chave Physical therapy AND Bariatric Surgery OR Gastroplasty. Foram incluídos artigos originais publicados entre 2013 a 2018, nos idiomas português e inglês, disponíveis na forma free full text.
Resultados: De 6.361 artigos encontrados nas bases de dados, 7 foram inclusos no presente estudo. Todos tratavam-se de ensaios clínicos. Houve grande variabilidade em relação ao tamanho amostral incluindo de 8 a 128 indivíduos, que eram em sua maioria do sexo feminino.
Conclusão: O tratamento fisioterpêutico no pós-operatório de cirurgia bariátrica é eficaz e os principais benefícios são: Menor perda de volume de reserva expiratório, redução da prevalência de atelectasias, melhora da capacidade funcional, redução na percepção de esforço, preservação da mobilidade torácica, melhora da aptidão cardiorrespiratória, melhora da sensibilidade a insulina e perda de peso significativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.