Eficácia da fisioterapia no tratamento de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica

Autores

  • Glaucia Zuleide Stumm Fundação Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Rigon Copetti
  • Vagner Reinaldo Zingalli Bueno Pereira
  • Luiz Alberto Forgiarini Junior

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7459

Palavras-chave:

Fisioterapia, Cirurgia Bariátrica, Gastroplastia

Resumo

Introdução: Obesidade é acumulo anormal de gordura que pode prejudicar a saúde. A cirurgia bariátrica tem o intuito de auxiliar na perda de peso, e a fisioterapia busca reduzir as complicações da cirurgia e acelerar a recuperação.

Objetivo: Avaliar a eficácia da fisioterapia no tratamento de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica.

Materiais e métodos: Revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados Pubmed, Bireme, Scielo e PEDro a partir das palavras chave Physical therapy AND Bariatric Surgery OR Gastroplasty. Foram incluídos artigos originais publicados entre 2013 a 2018, nos idiomas português e inglês, disponíveis na forma free full text.

Resultados: De 6.361 artigos encontrados nas bases de dados, 7 foram inclusos no presente estudo. Todos tratavam-se de ensaios clínicos. Houve grande variabilidade em relação ao tamanho amostral incluindo de 8 a 128 indivíduos, que eram em sua maioria do sexo feminino.

Conclusão: O tratamento fisioterpêutico no pós-operatório de cirurgia bariátrica é eficaz e os principais benefícios são: Menor perda de volume de reserva expiratório, redução da prevalência de atelectasias, melhora da capacidade funcional, redução na percepção de esforço, preservação da mobilidade torácica, melhora da aptidão cardiorrespiratória, melhora da sensibilidade a insulina e perda de peso significativa.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão