A percepção do paciente frente aos Cuidados Paliativos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7535Palavras-chave:
Doente terminal, Cuidados paliativos, Assistência ao pacienteResumo
Introdução: Dialogar sobre o processo de finitude é uma tarefa árdua com a qual as pessoas não estão habituadas. Nesse sentido, os cuidados paliativos representam uma abordagem que visa dar suporte perante o enfrentamento à terminalidade.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi apreender a percepção de pacientes frente aos cuidados paliativos.
Métodos: Consiste em uma pesquisa descritiva qualitativa, sendo utilizada entrevista semiestruturada gravada, com posterior transcrição para análise de conteúdo com referencial de Bardin.
Resultados: A pesquisa foi realizada em hospital na cidade de Curitiba, Paraná/ Brasil, com nove pacientes em cuidados paliativos. Em cada categoria discutiram-se as singularidades expostas pelos pacientes.
Conclusão: O acolhimento do paciente pela equipe de profissionais facilitou o enfrentamento da doença por meio da humanização e alívio dos sintomas. Entretanto, o desconhecimento do termo “cuidados paliativos” e a falta de esclarecimento quanto à atual situação dos pacientes foram documentadas de forma significativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.