Indicações Clínicas para o Transplante Corneano no Contexto Global: Revisão Integrativa

Autores

  • Mayk Penze Cardoso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Marcos Antonio Ferreira Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Letícia Pinto Manvailer UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Elen Ferraz Teston UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Oleci Pereira Frota UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Viviane Euzébia Pereira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.7545

Palavras-chave:

TRANSPLANTE DE CÓRNEA, REVISÃO, SERVIÇOS DE SAÚDE, DOADORES DE TECIDOS, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS OPERATÓRIOS,

Resumo

Objetivo: Descrever as principais indicações clínicas para ceratoplastia de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países estudados.

Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em cinco bases de dados relevantes na área da saúde. A amostra final foi composta por 58 artigos, recuperados das bases: SCOPUS, PubMed Central/MEDLINE, Science Direct, Web of Science e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), os quais foram analisados de forma descritiva.

Resultados: Das indicações gerais, os estudos apontaram ceratocone (38,7%) como a mais comum, assim como em países com IDH muito alto (22.6%) e países com IDH alto (12,9%) e a ceratite infecciosa em países com IDH médio.

Conclusão: As principais indicações para ceratoplastia foram o ceratocone, tanto em países com IDH muito alto quanto alto e a ceratite infecciosa em países com IDH médio. Destacou-se a maior frequência de indicações de causas infecciosas em países com IDH médio devido às fragilidades dos sistemas de saúde para lidar com causa evitáveis, e salienta a necessidade de estratégias para atenção à saúde, diagnóstico precoce e medidas preventivas.

Biografia do Autor

Mayk Penze Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Anhanguera/Uniderp (2011); pós-graduação em nível de especialização em Cuidados Intensivos - UTI pela Universidade Estadual do Paraná. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui experiência em Saúde Pública, Cuidados Intensivos, Clínica Médica e Urgência e Emergência. Atualmente atua como enfermeiro assistencial na empresa EBSERH - Hospital Maria Aparecida Pedrossian no Pronto Atendimento Médico. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Clínica (GEPEC) da UFMS.

Marcos Antonio Ferreira Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Bacharel em Enfermagem (UEMS/2000), Especialista em Formação Pedagógica Profissional para a Área da Saúde: Enfermagem (ENSP/FIOCRUZ/UFMS/2003), Mestre em Educação (UCDB/2006) e Doutor em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS/2011). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGEnf/INISA/UFMS Mestrado Acadêmico (2019-2022). Professor do curso de Graduação em Enfermagem e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Acadêmico, ambos do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado Acadêmico e Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN - Natal/RN (Quadriênios 2013-2016 e 2017-2020). Linha de pesquisa: Estudos epidemiológicos em procedimentos de transplantes: processo de captação de potenciais doadores e doadores efetivos de órgãos, células e tecidos (Transplantes corneano e de células-tronco-hematopoéticas).Orientador de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem clínica (GEPEC/UFMS - https://gepec-ufms.webnode.com/).

Letícia Pinto Manvailer, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS. Servidora pública e atuante na Estratégia Saúde da Família em Campo Grande/MS.

Elen Ferraz Teston, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Enfermeira (UEM/2010), Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA/2012), Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Saúde Pública de Porto Alegre (2013), Mestre em Enfermagem (UEM/2012) e Doutora em Enfermagem (UEM/2015). Professora do curso de Graduação em Enfermagem e Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Acadêmico e Mestrado em Saúde da Família - Mestrado Profissional, ambos do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa em Psiquiatria, Saúde mental, e Condições Crônicas-NEPPSCC, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família - NEPAAF, da Universidade Estadual de Maringá; Assistência ao Portador de Diabetes Mellitus da Universidade Estadual de Londrina e Laboratório de Estudos e Pesquisas e Intervenção Familiar - LEPIF na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Linha de pesquisa: Assistência a indivíduos/famílias com condições crônicas na Atenção Primária à Saúde nos diferentes ciclos de vida.

Oleci Pereira Frota, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS (2009), especialização em Terapia Intensiva e Urgência/Emergência pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde PREMUS/NHU/UFMS (2011), Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela FAMED/PPGSD/UFMS. É professor Adjunto A na UFMS, atuando nos cursos de graduação em Enfermagem, Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção ao Paciente Crítico e Mestrado em Enfermagem. É parecerista Ad Hoc de periódicos nacionais e internacionais, bem como de agências de amparo e fomento à pesquisa. É membro pesquisador dos Grupos de Pesquisa no CNPq: "Núcleo de Estudo, Ensino e Pesquisa no Cuidar em Saúde (NEEPCS)" da UFMS e "Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NEPECISS)" da EERP-USP. É vice lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (GEPEC) da UFMS. Tem experiência na área de Enfermagem assistencial e ensino superior, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Terapia Intensiva. Atua principalmente nos seguintes temas: Segurança do Paciente, Assistência de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo, Prevenção, Vigilância e Controle de Infecção e lesões de pele.

Viviane Euzébia Pereira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (1996), graduação em Licenciatura Em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (1998), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Segurança do paciente, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidado, segurança do paciente, cuidado de enfermagem e estresse.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos de Revisão