Idade materna associada a condições perinatais de parturientes em um hospital e maternidade do norte do Ceará/Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.7789Resumo
Objetivo: avaliar a associação entre a idade materna e as condições perinatais das parturientes em um hospital e maternidade do Norte do Ceará/Brasil. Materiais e métodos: foram verificados registros oficiais de 530 parturientes atendidas em um hospital e maternidade de Sobral/CE, cujos prontuários datassem de 2015; a população estudada foi dividida de acordo com a faixa etária materna em 5 grupos; e associou a idade materna com as variáveis: estado civil, tipo de parto, idade gestacional, número de consultas pré-natal, Apgar no 5’ e peso ao nascer. Resultados: as gestantes do Grupo II foram a maioria, 61%; nos Grupos I e III, maior parte das mulheres estavam em União Estável; a maioria das mulheres realizaram parto normal, 245 no total; parto a termo foi maioria em todos os grupos; houve predominância de ? 7 consultas pré-natal no grupo II de parturientes (38,96%); o Grupo II correspondeu ao grupo com maiores índices de Apgar ao 5’ em recém-nascidos; por fim, aproximadamente 45% das gestantes no Grupo II tiveram seus bebês com o peso médio de 2.500g a 3.900g. Conclusão: percentual relevante de gestantes mais jovens ou mais velhas e poucas consultas pré-natal realizadas foram associados de forma negativa aos fatores perinatais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.