Ocorrência de sintomas depressivos e de ansiedade em fibromiálgicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8102

Palavras-chave:

Ansiedade, Depressão, Fibromialgia, Saúde Mental, Promoção da Saúde

Resumo

Introdução: A Fibromialgia (FM) é classificada como uma síndrome reumática clínica comumente associada a sítios dolorosos com alta sensibilidade à dor quando friccionados (tender points), e por fortes dores musculoesquelética difusa e crônica. Entre as comorbidades estão a depressão e os sintomas de ansiedade.  

Objetivo: investigar sintomas de ansiedade e depressão em indivíduos com FM participantes da página do facebook “Grupo de Apoio a Portadores de FM”. 

Materiais e métodos: Trata-se de um estudo descritivo com participantes da página do facebook “Grupo de Apoio a Portadores de Fibromialgia”. Foram aplicados os testes Inventário de Depressão de Beck e a Escala Hamilton de Ansiedade. A estatística descritiva foi utilizada para análise de variáveis. 

Resutados: A amostra de estudo foi composta por 132 indivíduos com FM. Os resultados obtidos mostram uma alta prevalência de sintomas depressivos (68,1%) em portadores de FM. Os indivídus possuem sintomas de ansiedade com intensidade média alta (29,8±11,8). 

Conclusões: Considerando a FM e suas comorbidades resultantes e as dores musculoesquelética difusa que atrapalham a qualidade de vida dos portadores de FM, foram grandes o número de fibromiálgicos que desenvolvem sintomas depressivos e de ansiedade. 

Biografia do Autor

Cleber Vernillo de Toledo, Universidade Cesumar

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), CRP: 08/30258. Com formação técnica em Técnicas Administrativas pelo Centro Nacional de Aprendizagem (CENAEM) do Paraná. Psicólogo na Associação Beneficente Filadélfia com dedicação semanal de 20Hs. Presidente da Liga Acadêmica de Psicologia da Unicesumar (LAPSU) entre os anos de 2016 e 2019, bolsista em dois projetos de pesquisa pelo Programa de Iniciação Científica (PIC) mantido pelo Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI) entre os anos de 2017 e 2018. Estagiário no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) da cidade de Maringá PR entre o período de março de 2018 a dezembro de 2019.

Mateus Dias Antunes, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP - 2019-atual). Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR - 2017) (Bolsista CAPES). Pós-Graduado em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso (UNIFAMMA - 2017). Graduado em Fisioterapia (UNICESUMAR - 2015). Atua como revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Pesquisador do Grupo "Fisioterapia Clínica: estudo da função e disfunção" (USP) (2018-atual) e do Grupo "Atividade Física e Envelhecimento" (UNICESUMAR) (2012-atual). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Idoso, Doenças Reumáticas, Espaços e Práticas que Promovem a Saúde de Indivíduos, Grupos e Famílias.

Fernanda Shizue Nishida, Universidade Cesumar

Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde e curso de Medicina da Unicesumar. Atua como revisor da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Revista Saúde e Pesquisa e Journal of Physical Education. Tem experiência na área saúde coletiva, epidemiologia e envelhecimento. Pesquisadora e bolsista produtividade do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Leonardo Pestillo de Oliveira, Universidade Cesumar

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período sanduíche na Université du Québec à Trois-Rivières-Canadá. Pós-doutorado em Saúde Global pela Duke University-EUA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e Promoção da Saúde. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Promoção da Saúde e do curso de graduação em Psicologia da Universidade Cesumar (UniCesumar). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ Psicologia, Esporte e Saúde - PES. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UniCesumar. Pesquisador Bolsista - Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor - PPD - do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Membro do Global Emergency Medicine Innovation & Implementation (GEMINI) Research Lab, sob a liderança da Dra. Catherine Staton - Duke University. Membro do Comitê Assessor de Área (CAA-Ciências da Saúde) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná - 2020/2024

Downloads

Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Artigos Originais