Tempo de Reação da Mão Ipsilateral de Indivíduos com Hemiparesia
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8159Palavras-chave:
Destreza Motora, Acidente Vascular Cerebral, ReabilitaçãoResumo
Introdução: Embora um maior comprometimento sensorial e motor após o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorra no lado corporal contralateral à lesão cerebral, têm sido relatado comprometimentos do lado ipsilateral. No entanto, as características desse comprometimento não estão claras.
Objetivo: Avaliar o Tempo de Reação (TR) simples do membro superior ipsilateral em indivíduos com hemiparesia pós-AVC.
Métodos: Ao todo, foram avaliados 26 indivíduos, sendo 13 com hemiparesia crônica pós-AVC (GE) e 13 controles pareados por sexo e idade (GC). Inicialmente, as informações gerais dos participantes foram registradas, seguida da avaliação da independência funcional, função motora e lateralidade do membro superior, bem como o TR simples com uso de pistas visuais (TRV) e auditivas (TRA).
Resultados: O GE apresentou diferenças entre o TRV e TRA, quando o TRV apresentou melhores resultados. Não foram observadas diferenças para o TR no GC. Diferenças entre os grupos foram observadas quando o GC foi significativamente mais rápido.
Conclusão: Indivíduos com hemiparesia pós-AVC apresentam comprometimentos no TR do membro superior ipsilateral à lesão, fato influenciado pela característica do estímulo inicial fornecido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.