Óbitos precoces de recém-nascidos prematuros em município brasileiro de fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8248

Palavras-chave:

Recém-nascido Prematuro, Hospitais, Mortalidade Infantil, Mortalidade Neonatal Precoce, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Introdução: A prematuridade é um problema de saúde pública global, por representar a principal causa de óbito infantis, sobretudo no período neonatal precoce.

Objetivo: Analisar a incidência de óbitos de bebês prematuros hospitalizados e identificar fatores relacionados ao óbito precoce em município brasileiro de fronteira.

Método: Estudo analítico, transversal, realizado em Foz do Iguaçu-PR, Brasil. Foram analisados 202 prontuários eletrônicos, entre 2013 e 2017, utilizando-se o teste Qui-quadrado e exato de Fisher, com nível de significância (p<0,05).

Resultados: O óbito entre bebês prematuros hospitalizados foi considerado alto (21,3%), sobretudo no período neonatal precoce (p<0,001). Parto vaginal, peso ao nascer inferior a 1.000g, prematuridade extrema, escores de Apgar inferior a sete e intervenções invasivas foram fatores relacionados ao óbito neonatal precoce (p<0,001). A maior utilização de antibióticos foi relacionada ao óbito neonatal tardio e infantil (p<0,001).

Conclusão: O incremento da assistência pré-natal, da atenção ao parto e da hospitalização de prematuros pode reduzir a mortalidade infantil, em especial em municípios de vulnerabilidade assistencial por pertencerem em região de fronteira.

Biografia do Autor

Edina de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda do Curso de Enfermagem.

Helder Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem.

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga. Doutora em Ciências. Professora Associada do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública em Região de Fronteira e Ensino.

Rosane Meire Munhak da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública em Região de Fronteira.

Downloads

Publicado

2022-05-25

Edição

Seção

Artigos Originais