Tecnologias Assistivas: Aplicações na prevenção de quedas de idosos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8492Palavras-chave:
Técnicas Assistivas, Envelhecimento, Acidentes por Quedas, Gerontecnologia, Saúde do IdosoResumo
Objetivo: Identificar os serviços de suporte oferecidos pelas Técnicas Assistivas à avaliação do risco de quedas de idosos e o monitoramento de suas residências, bem como, apresentar uma visão geral sobre os principais dispositivos utilizados, descrevendo suas particularidades.
Materiais e Métodos: Revisão da Literatura nas bases Lilacs, Medline e SciELO. Foram incluídos artigos no idioma inglês, publicados entre os anos 2010-2019, com foco na população ?60 anos. Os descritores utilizados foram: gerontecnologia, tecnologia assistiva, envelhecimento, quedas, detecção de quedas, avaliação, risco de quedas, sensores vestíveis, sensores ambientais.
Resultados: 20 artigos de 448 atenderam os critérios de inclusão. Verificou-se que dois dispositivos foram principalmente discutidos na literatura: sensores vestíveis e sensores domiciliares. Constatou-se que os dispositivos são compostos por algoritmos aptos a detectar e analisar a queda em diferentes estágios.
Conclusão: Técnicas Assistivas podem contribuir à prevenção de quedas de idosos, exame da marcha e do equilíbrio, detecção de movimentos por meio de câmeras em residências, identificando a inatividade ou o contorno do corpo. Em razão da redução do preço dos Smartphones, estima-se relativo aumento do uso desses dispositivos, que apresentam bússolas digitais, GPS, microfone, câmera, acelerômetros e giroscópios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.