Estado de saúde e qualidade de vida em crianças com paralisia cerebral de uma cidade da Fronteira Oeste Gaúcha: interferência motora e socioeconômica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.8503

Palavras-chave:

criança, paralisia cerebral, saúde, qualidade de vida, classe social

Resumo

Objetivos: analisar o estado de saúde e a qualidade de vida de crianças com Paralisia Cerebral (PC) de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil e verificar se o nível da função motora grossa e o nível socioeconômico interferem nesses resultados.

Materiais e Métodos: pesquisa aplicada, descritiva, de estudo de caso e com amostra intencional, não probabilística, de 16 crianças com PC de 4-12 anos, residentes em Uruguaiana e familiares. Estes foram avaliados pelo Critério de Classificação Econômica (2018), Protocolo de Desempenho Funcional e Social, Cerebral Palsy: Quality of Life Questionnaire for Children – Primary Caregiver Questionnaire e o Gross Motor Function Classification System - Expandido & Revisado (GMFCS - E & R). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial (p < 0,05).

Resultado: foi encontrado um perfil de crianças com PC com maiores níveis do GMFCS - E & R, menores níveis socioeconômicos e estados de saúde e qualidade de vida satisfatórios. Somente o nível do GMFCS - E & R interferiu (p < 0,05) nas variáveis estudadas.

Conclusão: estado de saúde e qualidade de vida geral dessas crianças com PC estão acima da média, onde o nível socioeconômico familiar não interferiu nos resultados das variáveis estudadas.

Biografia do Autor

Christian Caldeira Santos, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

É doutor em Diversidade Culturral e Inclusão Social (CAPES 5) pela Universidade Feevale. Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Curso de Fisioterapia.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

É doutora e mestre em Engenharia de Produção com enfase em Ergonomia (UFRGS). Fez especialização em Saúde e Trabalho (UFRGS / CEDOP), graduada em Fisioterapia pela Universidade Feevale (1997). Atualmente é professora / pesquisadora e do Programa (Doutorado e Mestrado) em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. E editora chefe da Revista Conhecimento Online, vinculada ao PPG Diversidade Cultural e Inclusão Social, da Universidade Feevale. É líder do Grupo de Pesquisa em Design da Universidade Feevale. É avaliadora ad hoc do CYTED (Programa Iberoamericano De Ciência Y Tecnologia para el Desarollo). É diretora da Qualivida Consultoria em Saúde Ltda. que presta serviços em ergonomia e qualividade de vida no trabalho. Integra a Diretoria da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia). Foi coordenadora do Grupo Técnico de Ergonomia da ABICALÇADOS. É certificada como ergonomista na categoria Sênior pela ABERGO. É conselheira da FIERGS e Participa do Grupo de Estudos do Ambiente de Trabalho - GEAT / CONTRAB - FIERGS. Tem profissional e acadêmica na área de Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, tecnologias assistivas, processo e organização do trabalho, gestão em saúde e segurança e qualidade de vida no trabalho. Atua com uma equipe de pesquisadores em design na projeção e prospecção de produtos de design inclusivo e Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência, acamados e idosos. É conselheira da FIERGS e Participa do Grupo de Estudos do Ambiente de Trabalho - GEAT / CONTRAB - FIERGS. Tem profissional e acadêmica na área de Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, tecnologias assistivas, processo e organização do trabalho, gestão em saúde e segurança e qualidade de vida não trabalho. Atua com uma equipe de pesquisadores em design na projeção e prospecção de produtos de design inclusivo e Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência, acamados e idosos. É conselheira da FIERGS e Participa do Grupo de Estudos do Ambiente de Trabalho - GEAT / CONTRAB - FIERGS. Tem profissional e acadêmica na área de Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, tecnologias assistivas, processo e organização do trabalho, gestão em saúde e segurança e qualidade de vida não trabalho. Atua com uma equipe de pesquisadores em design na projeção e prospecção de produtos de design inclusivo e Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência, acamados e idosos. Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, tecnologias assistivas, processo e organização do trabalho, gestão em saúde e segurança e qualidade de vida no trabalho. Atua com uma equipe de pesquisadores em design na projeção e prospecção de produtos de design inclusivo e Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência, acamados e idosos. Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, tecnologias assistivas, processo e organização do trabalho, gestão em saúde e segurança e qualidade de vida no trabalho. Atua com uma equipe de pesquisadores em design na projeção e prospecção de produtos de design inclusivo e Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência, acamados e idosos.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos (2007) . Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale.

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena(2004) e especialização em Atividade Física, Desempenho motor e saúde (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu o mestrado em Educação Física (2008) na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e o Doutorado em Engenharia de Produção (2012) na área de Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Curso de Educação Física, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor, Educação e Saúde e Educação Física Adaptada.

Rodrigo de Souza Balk, Universidade Federal do Pampa

Pesquisador. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é professor associado com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa na área de Fisioterapia e orientador no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências`: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (GPFIN), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF). Tutor PET MEC do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC). Tem experiência na área de Neurociências e Bioquímica envolvendo estresse e comportamento. Na área de Fisioterapia apresenta experiência em Fisioterapia Neurológica e Fisioterapia Aquática. Na área de ensino tem experiência em formação de professores, estudo de processos de ensino e aprendizagem e educação em saúde ou promoção da saúde no ambiente escolar.

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Publicado

2023-02-13

Edição

Seção

Artigos Originais