Variáveis sociodemográficas, estilo de vida e hábitos de treino de usuários de academia: estudo comparativo entre homens e mulheres
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8615Palavras-chave:
Academias de Ginástica, Exercício Físico, Treinamento de Resistência.Resumo
Objetivo: Caracterizar e comparar variáveis sociodemográficas, estilo de vida e hábitos de treino entre homens e mulheres usuários de academia. Materiais e métodos: Pesquisa transversal com 594 usuários de academias, de ambos os sexos e idade superior a 18 anos que responderam um questionário on-line, contendo questões sobre a sociodemografia, estilo de vida e prática de exercícios físicos. O teste de Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fischer foram utilizados para avaliara as associações, utilizando nível de significância de p<0,05. Resultados: Os homens eram mais jovens comparados as mulheres, entretanto a maioria dos indivíduos era casado, trabalhavam no comércio/indústria, não fumantes, mas ingeriam álcool (p<0,05). Além disso, ambos os sexos se exercitavam por até 60 minutos e 4-5 vezes por semana (p<0,05). Verificou-se diferença significativa entre o sexo e ganho de massa muscular, emagrecimento e ordens médicas (p<0,05). A prática de musculação, treino funcional, ginastica localizada e dança também diferiu entre os sexos (p<0,05). Conclusão: A maioria dos praticantes de academia avaliadas eram casados, trabalhavam na indústria/comércio, não fumavam, mas bebiam álcool. Ademais, se exercitavam por até 60 minutos e de 4-5 vezes na semana, bem como praticavam musculação e se exercitam para melhorar o condicionamento físico.Downloads
Publicado
2022-12-19
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.