A Sobrecarga de Telômeros Disfuncionais em Células Normais – um Estudo Piloto
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8895Palavras-chave:
Telômeros, ?-H2AX, Ensaio De Disfunção Telomérica Induzida, Variantes Teloméricas, SenescênciaResumo
Introdução: Telômeros disfuncionais são críticos para a saúde humana. Eles podem ser identificados pelo seu comprimento, pela prevalência de variantes nas repetições teloméricas e pela frequência de danos localizados nos telômeros, marcados pela presença de ?-H2AX.
Materiais e Métodos: Usando o ensaio de disfunção telomérica induzida (mTIF), esse estudo investigou a presença de TCAGGG, uma repetição telomérica variante, e sua associação com a repetição canônica (TTAGGG) em uma linhagem cancerígena (HT1080) e uma linhagem celular normal (MRC-5) humanas ao longo de um período (120 dias).
Resultados: Devido à parada do crescimento celular que acompanha a senescência, as células MRC-5 em estágio final de duplicação de população (DP) apresentaram telômeros particularmente curtos quando comparadas às células HT1080 em qualquer estágio e à MRC-5 em estágio inicial de DP. Células cancerígenas exibiram elevados níveis da variante TCAGGG, tanto sozinha ou colocalizada com a sequência canônica. As linhagens HT1080 e MRC-5 em estágio inicial tiveram níveis de ?-H2AX aumentados quando co-localizados à sequência canônica, à sequência variante, e às duas sequências combinadas, quando comparadas com MRC-5 em estágio final.
Conclusão: Este estudo piloto identificou que a linhagem de fibrossarcoma HT1080 é mais suscetível à ocorrência de variantes teloméricas, enquanto células normais em estágio final exibem mais altos níveis de telômeros disfuncionais, indicados por telômeros mais curtos e presença aumentada de ?-H2AX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.