A Sobrecarga de Telômeros Disfuncionais em Células Normais – um Estudo Piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.8895

Palavras-chave:

Telômeros, ?-H2AX, Ensaio De Disfunção Telomérica Induzida, Variantes Teloméricas, Senescência

Resumo

Introdução: Telômeros disfuncionais são críticos para a saúde humana. Eles podem ser identificados pelo seu comprimento, pela prevalência de variantes nas repetições teloméricas e pela frequência de danos localizados nos telômeros, marcados pela presença de ?-H2AX.

Materiais e Métodos: Usando o ensaio de disfunção telomérica induzida (mTIF), esse estudo investigou a presença de TCAGGG, uma repetição telomérica variante, e sua associação com a repetição canônica (TTAGGG) em uma linhagem cancerígena (HT1080) e uma linhagem celular normal (MRC-5) humanas ao longo de um período (120 dias).

Resultados: Devido à parada do crescimento celular que acompanha a senescência, as células MRC-5 em estágio final de duplicação de população (DP) apresentaram telômeros particularmente curtos quando comparadas às células HT1080 em qualquer estágio e à MRC-5 em estágio inicial de DP. Células cancerígenas exibiram elevados níveis da variante TCAGGG, tanto sozinha ou colocalizada com a sequência canônica. As linhagens HT1080 e MRC-5 em estágio inicial tiveram níveis de ?-H2AX aumentados quando co-localizados à sequência canônica, à sequência variante, e às duas sequências combinadas, quando comparadas com MRC-5 em estágio final.

Conclusão: Este estudo piloto identificou que a linhagem de fibrossarcoma HT1080 é mais suscetível à ocorrência de variantes teloméricas, enquanto células normais em estágio final exibem mais altos níveis de telômeros disfuncionais, indicados por telômeros mais curtos e presença aumentada de ?-H2AX.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Edição

Seção

Artigos Originais