Efeitos e Manejo da Dismenorréia em estudantes Universitárias

Autores

  • Roberto Vinícius Antonino da Costa Unifacisa - Centro Universitário
  • Emmily Santos Ribeiro Unifacisa - Centro Universitário
  • Maria Heloyse Martins de Lima Silva Unifacisa - Centro Universitário
  • Mikaely Lima Lira Matias Unifacisa - Centro Universitário
  • Ana Luísa Lopes Gama Unifacisa - Centro Universitário
  • Kedma Anne Lima Gomes Unifacisa - Centro Universitário
  • Gabriela Lopes Gama Unifacisa - Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.8936

Resumo

Introdução: A dismenorreia é uma das principais causas de dores pélvicas entre mulheres em idade reprodutiva que pode comprometer a qualidade de vida feminina e gerar problema sociais e econômicos. Objetivo: Investigar a prevalência e fatores relacionados com a ocorrência de dismenorreia entre estudantes universitárias. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, observacional, de caráter transversal e abordagem quantitativa. Ao todo foram avaliadas 435 estudantes universitárias brasileiras com idade entre 18 e 48 anos que relataram dores no baixo ventre durante o período menstrual. Para coleta de dados foi utilizado um questionário online contendo perguntas sobre histórico ginecológico, características e impactos da dismenorreia, além de estratégias de manejo da dismenorreia utilizadas pelas estudantes. Resultados: Dentre as participantes, 64,83% relataram dor no período menstrual todos os meses no último semestre e 96,8% apresentaram sintomas sistêmicos associados. Para o manejo da dor, métodos farmacológicos como anticoncepcionais e analgésicos, foram citados por 87,2% das voluntárias, a maioria sem prescrição médica. Métodos não farmacológicos como calor e massagem foram descritos 59,3% da amostra. Conclusão: Apesar de diversas opções terapêuticas a dismenorreia ainda acomete uma grande proporção de universitárias brasileiras, o que exige medidas de educação em saúde voltadas para o tratamento dessas dores.

Biografia do Autor

Roberto Vinícius Antonino da Costa, Unifacisa - Centro Universitário

Bolsista integral pelo programa Universidade para Todos (PROUNI) no Centro Universitário UniFacisa, Campina Grande, Paraíba, onde cursa atualmente o Quinto ano do curso de Fisioterapia. Também participou na Ação Estratégica Brasil Conta Comigo, na qualidade de estagiário voluntário no combate a pandemia Covid-19. No mais, participa de pesquisas em andamento na área de Fisioterapia na Saúde da Mulher, sobre o manejo da dismenorréia em universitárias, e Cárdio-Oncologia, sobre os efeitos do exercício aeróbico em sobreviventes de neoplasia maligna da mama.

Emmily Santos Ribeiro, Unifacisa - Centro Universitário

Estudante de Bacharelado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande - FCM/CG - Centro Universitário UNIFACISA. Compõe o corpo de membros da Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva (LIFE). Atualmente, possui pesquisas em andamento na área de Fisioterapia Neurofuncional acerca do Tempo de Reação Simples e de Escolha, Fisioterapia do Trabalho sobre a prática de Ginástica Laboral, Fisioterapia da Saúde da Mulher sobre a Dismenorreia em Universitárias e também acerca da Eletrotermofototerapia e colabora com um projeto de extensão sobre a Terapia Manual Aplicada as Algias da Coluna Vertebral.

Maria Heloyse Martins de Lima Silva, Unifacisa - Centro Universitário

Estudante de Bacharelado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM/UNIFACISA), e bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Membro da Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiovascular (LIFICAR). Atualmente, está desenvolvendo um projeto de extensão sobre a Terapia Manual Aplicada as Algias da Coluna Vertebral. Possui pesquisas em andamento nas áreas de Fisioterapia na Saúde da Mulher sobre o manejo da dismenorreia em universitárias, Fisioterapia do Trabalho sobre Ginástica Laboral e também acerca da Eletrotermofototerapia.

Mikaely Lima Lira Matias, Unifacisa - Centro Universitário

Graduanda do décimo período no curso de Bacharelado em Fisioterapia pelo Centro Universitário UNIFACISA na cidade de Campina Grande-PB, bolsista integral do Programa Municipal de Bolsa de Estudos (PROBEM). Atualmente participa do projeto de extensão pelo Núcleo de pesquisa e extensão (NUPEX) intitulado: " Cuidando de quem cuida: Terapia Manual Aplicada as Algias da Coluna Vertebral" e participa do projeto de pesquisa na área de saúde da mulher com tema: Dismenorreia em Universitárias: prevalência e fatores relacionados. Possui interesses de pesquisa nas áreas de Fisioterapia Cardiovascular e em Terapia Intensiva neopediátrica.

Ana Luísa Lopes Gama, Unifacisa - Centro Universitário

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e Residencia médica pela Universidade Federal da Paraíba ( 2012). Atualmente é professora do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento e médica ginecologista do NASF da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetricia

Kedma Anne Lima Gomes, Unifacisa - Centro Universitário

Fisioterapeuta pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (2015). Doutoranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2020). Possui Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraiba - UEPB (2019), atuando em estudos sobre Epidemiologia do Câncer de mama (fatores de risco e subtipos moleculares). É especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica (2016) e está cursando pós-graduação em Fisioterapia em Oncologia pela UNIFAE -SP (2020-2021). Atualmente, é docente da Unifacisa - Centro Universitário e coordena grupos de estudo relacionados às políticas públicas de saúde e epidemiologia de câncer.

Gabriela Lopes Gama, Unifacisa - Centro Universitário

Formada em fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2009, especialista em fisioterapia neurofuncional pela UEPB em 2010, especialista em fisioterapia ortopédica e desportiva pelo Centro Universitário Do Rio Grande No Norte (UNI-RN) em 2012, mestre em fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na área de concentração fisioterapia do aparelho locomotor e ritmos biológicos em 2011, quando foi bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e doutora em Ciência da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) em 2017, quando foi bolsista da Fundação de Amparo a pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP) e realizou doutorado sanduiche na University of Maryland com bolsa da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Atualmente é professora do Centro Universitário UNIFACISA Além disso, faz parte do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ) onde vem desenvolvendo estudos com crianças com síndrome congênita do Zika vírus.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Artigos Originais