Fatores associados à higiene oral do paciente crítico com COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.9009Palavras-chave:
Paciente Crítico, Higiene Oral, COVID-19, OdontologiaResumo
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a higiene oral do paciente crítico com COVID-19 e fatores associados. Métodos: foi realizado um estudo transversal, que consta na avaliação da higiene oral de pacientes internados em UTI com COVID-19 sob uso de ventilação mecânica por meio do Índice de Higiene Oral Simplificado (IHO-S) e do Indicador de Higiene Oral do Paciente Crítico (IHOPC). Resultados: a amostra foi composta por 139 pacientes, sendo 59% do sexo masculino, 44,6% obesos, 93,5% com tubo orotraqueal e 69,8% com alguma comorbidade, dos quais 33,8% apresentaram-se com IHO-S classificado como regular e 12,9% como ruim; e 51,8% com IHOPC precária. Apresentaram avaliação da higiene oral precária por meio do IHOPC os pacientes com maior idade (p=0,049), maior tempo de internação (p=0,018) e com maior tempo de ventilação mecânica (p=0,031). Conclusão: a realização da higiene oral do paciente crítico com COVID-19 necessita ser intensificada nos pacientes internados em UTIs sobretudo os que permanecem longos períodos internados e em ventilação mecânica como forma de evitar intercorrências maiores com paciente já em estados graves.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.