Aplicabilidade da vinculação entre a MIF e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em indivíduos com doenças neurodegenerativas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9093Palavras-chave:
Doenças do sistema nervoso, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Avaliação da deficiência,Resumo
Objetivo: Analisar a aplicabilidade da vinculação entre as tarefas da Medida de Independência Funcional MIF e as categorias de atividade e participação da CIF. Materiais e métodos: Estudo clínico transversal realizado no Centro Especializado de Reabilitação III da cidade de Lagarto, Sergipe, Brasil, entre junho de 2019 e fevereiro de 2021. Foram recrutados pacientes diagnosticados doença neurodegenerativa com idade ?18 anos. Inicialmente, foram aplicados questionários sociodemográficos e clínicos, em seguida, foi realizada mensuração da funcionalidade através da MIF. Posteriormente, de forma cega, dois pesquisadores realizaram vinculações entre a MIF e a CIF, com subsequente vinculação das pontuações da MIF e os qualificadores da CIF. As concordâncias interexaminadores foram avaliadas Teste de Kappa de Cohen, o Coeficiente de Correlação de Pearson foi aplicado para análise das vinculações das pontuações/qualificadores. Resultados: 30 indivíduos foram incluídos, com idade média de 58,7±18,3 anos. A concordância interexaminador alcançou 84,61% e a confiabilidade foi substancial (Kp=0.6090). Além disto, foram encontradas fortes correlações entre pontuações e qualificadores. Conclusão: Este estudo identificou adequada aplicabilidade da vinculação entre a MIF e a CIF, sendo um potencial facilitador para construção de indicadores de saúde e funcionalidade, além de melhor descrever a funcionalidade e a interoperabilidade entre profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.