Avaliação da autoeficacia em idosos: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9350

Palavras-chave:

Autoeficácia, Idoso, Estudos de validação, Inquéritos e Questionários, Pessoa idosa.

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura, estudos metodógicos de validação de instrumentos que mensurem AE na população idosa. Método: revisão integrativa da literatura, de estudos metodológicos, com busca aplicada nas bases de dados: MEDLINE, LILACS, CINAHL, Scopus e Web of Science. Limite temporal: 2011 a 2021. Resultados: Foram identificados 227 artigos, dos quais três atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, estando publicados na língua inglesa e desenvolvidos em Portugal (33,3%), na Coreia do Sul (33,3%) e nos Estados Unidos (33,3%) entre 2015 e 2016. Estes foram agrupados nas categorias: Escala que mensura a autoeficácia visando a prevenção do isolamento social e Escalas que mensuram a autoeficácia relacionada aos comportamentos em saúde. Todas apresentaram boa consistência interna e adequação para serem utilizadas com a população idosa da comunidade urbana. Conclusão: Instrumentos que mensuram a autoeficácia em idosos, poderão subsidiar ações e estratégias que estimulem as redes de apoio sociais na prevenção do isolamento social, comportamentos de autocuidado em saúde do idoso.

Descritores: Autoeficácia. Idoso. Estudos de validação. Inquéritos e Questionários. Pessoa idosa.

 

Biografia do Autor

Camila Neves Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

outoranda do Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (bolsista CAPES). Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2006). Licenciatura plena em biologia - Claretiano Centro Universitário (2008). Mestrado em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2012). Especialização em Tecnologias Educacionais para a prática docente no ensino a Saúde na Escola Atualmente é docente pela FIOCRUZ (2019). Docentes da Fundação Educacional de Ituverava. Experiência na área assistêncial como Enfermeira: Estratégia de Saúde da Familía (ESF), Serviço Movel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro (PS). Linha de Pesquisa : Saúde do Adulto e do Idoso. Eixo Temático: Enfermagem Gerontológica.

Stephania Ferreira Borges Marcacini, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermagem e biomicina na área hospitalar

Silmara Elaine Malaguti Toffano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bacharelado (2000), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2004). Especialização em Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) (2019). Professor Associado II do Curso de Graduação em Enfermagem. Líder do Grupo de Estudos em Acessos Vasculares e Terapia Infusional (GAV). Membro da American Association for Vascular Access (AVA) dos Estados Unidos da América (EUA). Desde 2010 é membro do Grupo Técnico (GT) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e colabora com a Infusion Nursing Society Brasil (INS Brasil) na elaboração dos Manuais de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionadas à Saúde por Uso de Cateter e das Diretrizes Práticas para a Terapia Infusional. Instrutora Inserção de Cateteres Centrais de Inserção Periférica (Desde 2002). Instrutora em Punção Venosa Periférica e Central, guiada por Ultrassonografia (Desde 2007). Docente e Orientador do Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde (PPGAS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenou o PET Gradua SUS (enfermagem) de 2016 a 2017. Voluntária em Projetos Sociais voltados ao Acesso à Educação de Qualidade, Justiça Social, Ética e Cidadania e da Assistência em Saúde Centrada na Experiência do Paciente. Têm experiência em Ferramentas de Gestão de Processos, Compliance e Qualidade em Serviços. Parecerista Ad Hoc de períodos nacionais e internacionais. Atuou, no Brasil, em multinacionais americanas, como consultora e supervisora de equipe. Realizou palestras, treinamentos e visita técnicas nos principais hospitais públicos e privados do país. Voluntária em ações sociais.Tem experiência em pesquisas em enfermagem, na área de enfermagem, terapia infusional e doenças infecciosas.

Darlene Mara dos Santos Tavares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Enfermagem e Habilitação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1986), Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1994), Mestrado em Enfermagem Fundamental (1997) e Doutorado em Enfermagem (2001) pela Universidade de São Paulo. Foi Diretora do Instituto Ciências da Saúde de 2010 a julho de 2014 e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação de agosto de 2014 a agosto de 2019. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Vice-reitora da UFTM; Editora científica da Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde; Participa da Rede de Enfermeria Adulto Mayor - Red ESAM; Coordenou o Mestrado em Atenção à Saúde da UFTM 2008-2010; Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010 e Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva. Membro da Câmara de Assessoramento de Ciências da Saúde da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerias (FAPEMIG) de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Gerontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, enfermagem, diabetes, serviço de saúde e saúde.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Artigos de Revisão