Avaliação da autoeficacia em idosos: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9350Palavras-chave:
Autoeficácia, Idoso, Estudos de validação, Inquéritos e Questionários, Pessoa idosa.Resumo
Objetivo: Identificar na literatura, estudos metodógicos de validação de instrumentos que mensurem AE na população idosa. Método: revisão integrativa da literatura, de estudos metodológicos, com busca aplicada nas bases de dados: MEDLINE, LILACS, CINAHL, Scopus e Web of Science. Limite temporal: 2011 a 2021. Resultados: Foram identificados 227 artigos, dos quais três atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, estando publicados na língua inglesa e desenvolvidos em Portugal (33,3%), na Coreia do Sul (33,3%) e nos Estados Unidos (33,3%) entre 2015 e 2016. Estes foram agrupados nas categorias: Escala que mensura a autoeficácia visando a prevenção do isolamento social e Escalas que mensuram a autoeficácia relacionada aos comportamentos em saúde. Todas apresentaram boa consistência interna e adequação para serem utilizadas com a população idosa da comunidade urbana. Conclusão: Instrumentos que mensuram a autoeficácia em idosos, poderão subsidiar ações e estratégias que estimulem as redes de apoio sociais na prevenção do isolamento social, comportamentos de autocuidado em saúde do idoso.
Descritores: Autoeficácia. Idoso. Estudos de validação. Inquéritos e Questionários. Pessoa idosa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.