Treinamento físico combinada melhora a capacidade funcional em modelo experimental de Parkinson.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9403Palavras-chave:
Paraquat, treinamento aeróbico, treinamento de força.Resumo
Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio progressivo neurodegenerativo, caracterizado pelo comprometimento do sistema motor e cognitivo. Objetivo: Avaliar os efeitos do treinamento combinado (TF: aeróbio + resistido) na capacidade funcional em um modelo experimental de DP induzido por paraquat. Métodos: Foram utilizados 26 ratos Wistar, divididos nos grupos: Controle (C n=6), Parkinson sedentário (PKS n=10) e Parkinson treinado (PKTC n=10). A capacidade funcional foi avaliada na 1ª e 8ª semana. O TF foi realizado em esteira ergométrica e em escada vertical (5 dias/sem; 8 semanas). Resultados: Ao final do protocolo, PkS apresentou menor capacidade de corrida se comparado ao grupo C e ao PKTC (C: 13,05 ± 0,79; PkS: 9,25 ± 0,64; PKTC: 14,62 ± 0,30 min). O grupo PkS apresentou menor carga máxima se comparado ao C, sendo que o TF evitou essa perda no grupo PKTC (C: 1,38 ± 0,03; PkS: 1,10 ± 0,04; PKTC: 1,39 ± 0,03 % do peso corporal). Conclusão: O protocolo de TF utilizado neste estudo impediu a redução na capacidade funcional no grupo PKTC. Demonstrando que a combinação destas duas modalidades de treinamento tem potencial benéfico para diferentes sistemas fisiológicos contribuindo para a melhora da capacidade funcional global.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.