Treinamento físico combinada melhora a capacidade funcional em modelo experimental de Parkinson.

Autores

  • Hunter Douglas de Souza Lima Universidade São Judas Tadeu.
  • Thayna Fabiana Batista Universidade São Judas Tadeu.
  • Nicolas Da Costa-Santos Universidade São Judas Tadeu.
  • Fernanda Queiroz de Mello e Silva Universidade São Judas Tadeu.
  • Ricardo Cabeça Universidade São Judas Tadeu.
  • Oscar Albuquerque de Moraes Instituto do Coração - FMUSP.
  • Erico Caperuto Universidade São Judas Tadeu.
  • Katia Bilhar Scapini Universidade São Judas Tadeu.
  • Iris Callado Sanches Universidade São Judas Tadeu.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9403

Palavras-chave:

Paraquat, treinamento aeróbico, treinamento de força.

Resumo

Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio progressivo neurodegenerativo, caracterizado pelo comprometimento do sistema motor e cognitivo. Objetivo: Avaliar os efeitos do treinamento combinado (TF: aeróbio + resistido) na capacidade funcional em um modelo experimental de DP induzido por paraquat. Métodos: Foram utilizados 26 ratos Wistar, divididos nos grupos: Controle (C n=6), Parkinson sedentário (PKS n=10) e Parkinson treinado (PKTC n=10). A capacidade funcional foi avaliada na 1ª e 8ª semana. O TF foi realizado em esteira ergométrica e em escada vertical (5 dias/sem; 8 semanas). Resultados: Ao final do protocolo, PkS apresentou menor capacidade de corrida se comparado ao grupo C e ao PKTC (C: 13,05 ± 0,79; PkS: 9,25 ± 0,64; PKTC: 14,62 ± 0,30 min). O grupo PkS apresentou menor carga máxima se comparado ao C, sendo que o TF evitou essa perda no grupo PKTC (C: 1,38 ± 0,03; PkS: 1,10 ± 0,04; PKTC: 1,39 ± 0,03 % do peso corporal). Conclusão: O protocolo de TF utilizado neste estudo impediu a redução na capacidade funcional no grupo PKTC. Demonstrando que a combinação destas duas modalidades de treinamento tem potencial benéfico para diferentes sistemas fisiológicos contribuindo para a melhora da capacidade funcional global.

Biografia do Autor

Hunter Douglas de Souza Lima, Universidade São Judas Tadeu.

Doutorando em Educação física.

Thayna Fabiana Batista, Universidade São Judas Tadeu.

Mestranda em ciências do envelhecimento.

Nicolas Da Costa-Santos, Universidade São Judas Tadeu.

Doutorando em Educação física.

Fernanda Queiroz de Mello e Silva, Universidade São Judas Tadeu.

Mestranda em Educação física

Ricardo Cabeça, Universidade São Judas Tadeu.

Mestrando em Educação Física

Oscar Albuquerque de Moraes, Instituto do Coração - FMUSP.

Professor Dr. pela Universidade de São Paulo - Instituto do Coração - FMUSP

Erico Caperuto, Universidade São Judas Tadeu.

Docente nos Programas de Pós Graduação em Educação física e Ciências do envelhecimento - USJT

Katia Bilhar Scapini, Universidade São Judas Tadeu.

Docente nos Programas de Pós Graduação em Educação física e Ciências do envelhecimento - USJT

Iris Callado Sanches, Universidade São Judas Tadeu.

Docente nos Programas de Pós Graduação em Educação física e Ciências do envelhecimento - USJT

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Publicado

2022-11-03

Edição

Seção

Artigos Originais