Correlatos dos diferentes domínios do comportamento sedentário em adolescentes

Autores

  • Eliane Denise Araujo Bacil UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Thiago Silva Piola Universidade Federal do Paraná
  • Michael Pereira da Silva Universidade Federal de Rio Grande
  • Ana Beatriz Pacífico Universidade Federal do Paraná
  • Edina Maria de Camargo Universidade Federal do Paraná
  • Wagner de Campos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9422

Palavras-chave:

Comportamento sedentário, Atividade Física, Estado nutricional, Fatores socioeconômicos, Adolescentes.

Resumo

Objetivo: verificar a associação das características sociodemográficas, biológicas e de atividade física com diferentes domínios do comportamento sedentário (tempo de tela, educacional, cultural, social e transporte) em uma amostra representativa de escolares (n=2.101), de 11 e 15 anos, de ambos os sexos, do ensino público de Curitiba, Paraná. Materiais e métodos: Foram realizadas medidas antropométricas de peso, altura, e altura tronco-cefálica, maturação sexual, questionário autoadministrado para informações sociodemográficas, comportamento sedentário e de atividade física. A maturação biológica foi determinada pela maturação somática (Idade do Pico de Velocidade de Altura) e maturação sexual (escalas de Tanner). Para as análises de associação foram utilizadas análises de regressão linear múltipla, adotando p?0,05. Resultados: foram considerados preditores positivos de diferentes domínios do comportamento sedentário: sexo, idade, escolaridade dos pais, estrato socioeconômico, estágios de maturação sexual e atividade física; e preditores negativos: moradia, número de pessoas na residência e maturação somática. Conclusão: Deve-se considerar as variáveis sociodemográficas como sexo, idade, escolaridade dos pais, moradia, número de pessoas na residência e estrato socioeconômico, bem como as variáveis de maturação biológica e de atividade física na elaboração de estratégias que visam modificar o tempo destinado ao comportamento sedentário em escolares.

Biografia do Autor

Eliane Denise Araujo Bacil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Bolsista CNPq de Pós doutorado pela Universidade Federal do Paraná, Área de Atividade Física e Saúde (2021- atual), Doutora em Educação Física, na área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2017), Mestre em Saúde Pública na área de Epidemiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialista em Educação Física na área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Licenciada Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1999). 

Thiago Silva Piola, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. 

Michael Pereira da Silva, Universidade Federal de Rio Grande

Professor da FAMed- Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR.

Ana Beatriz Pacífico, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2018). Graduada em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2013). 

Edina Maria de Camargo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2020) com participação no PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, tendo a CAPES (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior) como instituição de fomento. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2012). Especialista em Atividade Física e Saúde pela Universidade Gama Filho (2005). Graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). 

Wagner de Campos, Universidade Federal do Paraná

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1978-1981); Mestrado e Doutorado (1988-1993) e Estágio Pós-Doutoral (2005) na área do Desenvolvimento Motor e Estudos do Esporte, realizados na Universidade de Pittsburgh, EUA. Professor titular na Universidade Federal do Paraná, atuando com as disciplinas de Desenvolvimento Motor na Graduação e Metodologia da Pesquisa e Atividade Física e Saúde na Pós-Graduação "Stricto-Sensu". 

Downloads

Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais