Correlatos dos diferentes domínios do comportamento sedentário em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9422Palavras-chave:
Comportamento sedentário, Atividade Física, Estado nutricional, Fatores socioeconômicos, Adolescentes.Resumo
Objetivo: verificar a associação das características sociodemográficas, biológicas e de atividade física com diferentes domínios do comportamento sedentário (tempo de tela, educacional, cultural, social e transporte) em uma amostra representativa de escolares (n=2.101), de 11 e 15 anos, de ambos os sexos, do ensino público de Curitiba, Paraná. Materiais e métodos: Foram realizadas medidas antropométricas de peso, altura, e altura tronco-cefálica, maturação sexual, questionário autoadministrado para informações sociodemográficas, comportamento sedentário e de atividade física. A maturação biológica foi determinada pela maturação somática (Idade do Pico de Velocidade de Altura) e maturação sexual (escalas de Tanner). Para as análises de associação foram utilizadas análises de regressão linear múltipla, adotando p?0,05. Resultados: foram considerados preditores positivos de diferentes domínios do comportamento sedentário: sexo, idade, escolaridade dos pais, estrato socioeconômico, estágios de maturação sexual e atividade física; e preditores negativos: moradia, número de pessoas na residência e maturação somática. Conclusão: Deve-se considerar as variáveis sociodemográficas como sexo, idade, escolaridade dos pais, moradia, número de pessoas na residência e estrato socioeconômico, bem como as variáveis de maturação biológica e de atividade física na elaboração de estratégias que visam modificar o tempo destinado ao comportamento sedentário em escolares.Downloads
Publicado
2023-03-10
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.