Análise cinemática da marcha de pacientes com amputação transfemoral e transtibial protetizados
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9450Palavras-chave:
Análise da marcha, amputação, extremidade inferior.Resumo
Objetivo: Analisar a cinemática linear da marcha de amputados transtibiais e transfemorais protetizados. Métodos: Amostra composta por 30 participantes, com idade superior a 20 anos, divididos em três grupos (Grupo TT: Indivíduos com amputação transtibial; Grupo TF: Indivíduos com amputação transfemoral; Grupo C: Indivíduos hígidos). A avaliação da marcha foi realizada por um sistema de cinemetria dotado de sete câmeras integradas. As variáveis cinemáticas lineares analisadas foram velocidade, cadência, tempo da passada, tempo de apoio simples, tempo de apoio duplo, comprimento da passada e largura da passada. Foi utilizada estatística descritiva, teste t independente, ANOVA com Post Hoc de Tukey e o teste Qui-quadrado de Pearson (?0,05). Resultados: Comparando os três grupos, houve diferença estatisticamente significativa nas variáveis velocidade (p?0,00), cadência (p?0,04), tempo da passada (p?0,00), tempo de apoio duplo (p?0,04) e comprimento da passada (p?0,04). Os grupos GTT e GTF foram mais lentos, quando comparadas ao GC. Contudo, os indivíduos do GTF apresentaram pior desempenho. Conclusões: conclui-se que há diferença na cinemática linear da marcha entre os amputados e os hígidos, e quanto mais alto o nível de amputação, maiores são os déficits na marcha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.