Atendimento à pessoa com deficiência em um município litorâneo
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i2.9515Palavras-chave:
Pessoa com Deficiência, Atendimento primário à saúde, Capacitação de Recursos Humanos.Resumo
Introdução: As Leis direcionadas aos direitos das Pessoas com Deficiência (PcD) sofreram modificações nos últimos anos, essas modificaram substancialmente o modo como as PcD deveriam ser atendidas e entendidas na sociedade, ou seja, procuram mostrar e assegurar que essas pessoas necessitam de atendimento baseado na equidade. Objetivo: Compreender o conhecimento dos profissionais de saúde de um município litorâneo acerca do atendimento à pessoa com deficiência. Materiais e Métodos: Estudo observacional transversal conduzido com um questionário criado pelos autores a profissionais da secretaria de saúde de um município catarinense, sendo realizado de modo online, durante o mês de agosto de 2021. Os dados foram analisados no Software Stata 14.0. Resultados: A maioria dos profissionais era do sexo feminino e formado há mais de 10 anos, e apresentou lacunas em relação a capacitação para a assistência à PcD. A partir dos resultados, foi elaborada uma capacitação piloto sobre o tema. Conclusões: são necessários novos estudos que investiguem o conhecimento dos profissionais, mas apesar dessas lacunas, todos os profissionais relataram compreender a importância da formação continuada. Logo, para o funcionamento adequado da Rede de Cuidados da PcD, é necessário investimento dos gestores públicos em educação permanente em saúde.
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