Saúde Mental de Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial Durante Pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9516Palavras-chave:
COVID-19, Saúde Mental, Burnout, Profissionais da área de saúde.Resumo
Resumo: Introdução: Durante a pandemia de COVID-19, os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) realizam a gestão do sofrimento psíquico da população, sendo expostos ao risco de contaminação, intensas cargas emocionais e adoecimento mental. Objetivo: Identificar a prevalência de sintomatologia de transtornos mentais comuns e de Síndrome de Burnout (SB) em profissionais da área da saúde atuantes na RAPS em tempos de COVID-19. Metodologia: Pesquisa transversal, quantitativa e de caráter exploratório. Instrumentos utilizados: Questionário sociodemográfico, Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS – 21) e Inventário da Síndrome de Burnout (ISB). A análise dos resultados ocorreu conforme os instrumentos e por meio de estatística descritiva. Resultados: Participaram 47 profissionais, com idade média de 38,8 anos (dp± 9,4), maioria do sexo feminino, com companheiro(a) e filhos. Verificou-se que a maioria era assintomática, porém 22 (46,8%) apresentaram sintomatologia para uma ou mais variáveis investigadas, sendo que a ansiedade apresentou mais profissionais caracterizados como patológicos. Também verificado que oito (17%) possuíam sintomatologia de Burnout, sendo os domínios mais acometidos: distanciamento emocional e exaustão emocional, com classificação de médio a alto risco. Conclusão: Parte expressiva da amostra com sintomatologia em níveis preocupantes de adoecimento necessitando de cuidados em saúde mental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.