Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e sua relação com patógenos ESKAPE
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i3.9536Palavras-chave:
Pneumonia, Ventilação Mecânica, Bactéria multirresistente, ESKAPEResumo
A pneumonia é uma doença caracterizada pela inflamação do parênquima pulmonar devido à infecção causada por diversos tipos de microrganismos patogênicos. Vários são os tipos de pneumonia, dentre os quais podemos destacar a Pneumonia Associada a Ventilação (PAV), considerada como uma pneumonia que surge em ambiente hospitalar entre 48 a 72 h após intubação oro traqueal e instituição de ventilação mecânica invasiva e sua incidência varia amplamente de 5 a 40%. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar as causas da Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica e sua associação com patógenos Gram positivos e negativos, conhecidos como ESKAPE. O trabalho consiste em uma revisão de literatura do tipo narrativa baseada em artigos científicos publicados em revistas indexadas em bases eletrônicas. Os microrganismos ESKAPE são responsáveis pela maioria dos casos de PAV, dentre os quais estão: Enterococcus faecium, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa e Enterobacter spp. Com base nessa análise, foi possível concluir que a PAV ainda é uma doença grave e difícil de ser tratada, portanto, a determinação do fator de risco é um dos pilares para a seleção de antibióticos, uma vez que microrganismos causadores de doença têm a capacidade de apresentar resistência a diversos fármacos utilizados no tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saúde e Desenvolvimento Humano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.