O Padrão Alimentar Influencia na Depressão? Uma Revisão Integrativa sobre as Dietas Mediterrânea, Vegetariana e DASH
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9663Palavras-chave:
depressão, tratamento, padrões alimentares, nutrientesResumo
Introdução: A depressão é considerada a maior causa global de “anos vividos com deficiência” e afeta cerca de 322 milhões de pessoas no mundo. Objetivo: identificar a influência do padrão alimentar, baseado nas dietas Mediterrânea, Vegetariana ou Dietary Approach to Stop Hypertension (DASH), sobre a depressão. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio de buscas de artigos científicos nas bases de dados eletrônicas Medline e Lilacs. Resultados: A dieta Mediterrânea foi o padrão alimentar que apresentou maior número de estudos e foi associada com a menor chance de desenvolvimento da depressão e de sintomas depressivos. A dieta Vegetariana apresentou resultados controversos e apenas 2 estudos sobre dieta DASH foram identificados, mas todos demonstraram efeitos benéficos da dieta sobre a doença. Conclusão: A promoção dos padrões alimentares baseados na dieta Mediterrânea ou DASH podem ser uma estratégia para a prevenção e tratamento da depressão. Já na dieta Vegetariana deve-se atentar a deficiências de nutrientes, como de proteínas e vitamina B12, que parecem contribuir para o surgimento da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.