Sobrecarga, Ansiedade e Depressão em Cuidadores de Crianças no Transtorno do Espectro Autista: Um estudo de correlação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v11i3.9670

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Ansiedade, Depressão, Sobrecarga.

Resumo

Resumo: Introdução: O transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode comprometer fatores como habilidades de comunicação e de interação social. A sintomatologia, diagnóstico e intervenção do TEA envolvem diversas mudanças e adaptações na vida dos cuidadores dos sujeitos diagnosticados. Objetivos: Assim sendo, o presente trabalho tem por finalidade investigar possíveis correlações entre os graus de autismo com os níveis de ansiedade, depressão e sobrecarga nos pais de crianças diagnosticadas. Materiais e métodos: Para isso, contou-se com a participação de 33 pais, os quais responderam a um questionário online contendo a Escala HAD, a Escala de Zarit e a Escala CARS. Resultados: Como resultados, obteve-se uma média de 13,33 (dp= 3,40) para ansiedade e 10,60 (dp= 3,78) para depressão. A sobrecarga teve média de 23,03 (dp= 6,11) e a CARS uma média 34,66 (dp= 7,98), com correlação positiva entre esses fatores. Conclusões: Pode-se inferir que quanto maiores os níveis de sobrecarga, maiores os sintomas depressivos e ansiosos nos cuidadores, bem como quanto mais intensa a sintomatologia do TEA, mais presente será a ansiedade, depressão e sobrecarga. Conclui-se que esses aspectos comprometem diretamente a qualidade de vida e o bem estar psicológico dos cuidadores.


Biografia do Autor

Graciane Barboza da Silva, Universidade Paranaense (UNIPAR) Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES)

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Pato Branco (2015), Pós-Graduação em Terapia analítico Comportamental pela Universidade Paranaense e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Atualmente é professora da Universidade Paranaense e Psicóloga Clinica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Psicologia Escolar/educacional e Análise do Comportamento Aplicada aos Transtornos de Neurodesenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, programas de intervenção, treino de habilidades sociais e Transtorno do Espectro Autista (indivíduos e família).

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

Artigos Originais