Eletromiografia e controle postural em atletas de handebol e praticantes de musculação

Vinicius da Silva Lessa de Oliveira, Hyago Bernardes da Rosa, Igor Martins Barbosa, Lucas Souza Santos, Samuel Klippel Prusch, Luiz Fernando Cuozzo Lemos

Resumo


Introdução: Uma forma de avaliar o controle postural, tanto unipodal como bipodal, é através da mensuração da atividade eletromiográfica de músculos de membros inferiores (bíceps femoral, reto femoral, vasto lateral, e gastrocnêmico medial).
Objetivos: Comparar o controle postural eletromiográfico bipodal e unipodal de atletas de handebol do sexo feminino com praticantes de musculação do mesmo sexo.
Metodologia: O controle postural foi avaliado através do teste de permanecer o mais imóvel possível durante 30 segundos, em apoio bipodal e unipodal direita.
Resultados: As atletas de handebol obtiveram maior ativação no músculo reto femoral na condição bipodal, e também para os quatro músculos avaliados na condição unipodal, enquanto que, para as praticantes de musculação a maior ativação foi encontrada apenas para os músculos reto femoral e gastrocnêmio medial na condição unipodal.
Conclusão: É possível concluir, com base no presente estudo, que a prática de modalidades esportivas distintas pode interferir, devido a especificidade da modalidade treinada, provocando alterações fisiológicas na manutenção do controle postural, avaliada através da eletromiografia.


Palavras-chave


Equilíbrio; Eletromiografia; Atletas; Musculação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3255

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2317-8582

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000